LOGO-top-menu-MENOR

Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

QUEM SOMOS

O Centro de Educação Infantil Nave-Mãe “Prof. Milton Santos” foi inaugurado em 01 de setembro de 2010, com objetivo de atendimento às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade. Na modalidade de agrupamentos multietários, desde então a Unidade vem realizando ações socioeducativas com as crianças, famílias e comunidade. Localizada no Jardim Ouro Preto, região sudoeste de Campinas. O nome da Unidade educacional foi uma homenagem da Prefeitura Municipal de Campinas ao Geógrafo Milton Almeida dos Santos.

AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE

Para a realização das ações pedagógicas é necessário conhecermos as crianças, a sua família e a comunidade.  Nota-se que são famílias que valorizam a escolarização e fazem questão de participarem das atividades de interação e socialização desenvolvidas pela escola. “A família é responsável pela formação de caráter da criança, nela aprende-se a falar e por meio da linguagem a ordenar e dar sentido às experiências vividas. Seja como for composta a família, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo.” (SARTI, p. 14, 2004). Há uma diversidade nas profissões e atividades autônomas dos pais. Na sua maioria são famílias oriundas da região Norte e Nordeste, que vieram em busca de trabalho e melhores condições de vida.

   A escola tornou-se parceira da comunidade desde sua inauguração, como descreve a Jornalista Ingrid Vogl no Portal de Notícias da Prefeitura de Campinas, 01/09/2010: Para a dona de casa Lucélia Henrique Salatiel Turini, o início da frequência do filho Murilo Turini, de 2 anos, na nova escola, trará novas possibilidades para o filho e para ela. “Ele poderá ter contato com outras crianças, vai aprender a compartilhar e terá um grande desenvolvimento. Pra mim, é minha chance de voltar a trabalhar, já que larguei meu emprego desde que tive meu filho, disse, acreditando também na valorização do bairro com a chegada da nova Unidade escolar. Maria Aparecida Rodrigues Gonçalves, avó de Daniel Macedo, de 1 ano, ficou encantada ao conhecer a Nave-Mãe de seu bairro. “O espaço e toda estrutura são ótimos. Com certeza as crianças que estudarem aqui terão mais oportunidades no futuro”, apostou.

INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COMO EIXOS DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

A Unidade tem sido uma grande referência educacional a todos com propostas pedagógicas pautadas em dois eixos estruturantes, que são: INTERAÇÕES e BRINCADEIRAS, pois entendemos que a criança é o centro do planejamento, ocupando papel ativo na construção de seus conhecimentos, através das experiências significativas. Portanto, as ações são (re) planejadas para o pleno desenvolvimento das crianças, visando à participação, diálogo, criatividade e habilidades nos diversos espaços da escola por meio de materiais de qualidade, brinquedos estruturados, objetos diversos e muitas oportunidades de ensino aprendizagens.

LUZ, SOMBRA E CORES

OS ESPAÇOS FÍSICOS E AS MATERIALIDADES

As crianças se encantam com a luz e prestam muito atenção nas sombras e seus movimentos. Portanto, as atividades pelas professoras são (re) planejadas e realizadas nos diversos espaços da escola  garantindo vivências e experiências por meio de materiais e objetos ricos em forma, cores e texturas que potencializam o ensino aprendizado. 

Além dos movimentos que a luz proporciona, as crianças estabelecem com seus pares comunicação gestual, corporal e verbal e realizam descobertas que enriquecem a criatividade.

PROJETOS PEDAGÓGICOS - CRIANÇAS NO MUNDO.

ABELHA

As crianças do agrupamento III ao brincarem no parque perceberam uma visitante muito diferente, Abelha. A curiosidade tomou conta de todas e muitos questionamentos surgiram. Com ajuda de uma lupa foram a caça de flores que atraem este inseto tão importante para a ecologia e para o homem. O meio social, a natureza e as experiências fazem parte das pesquisas e observações no cotidiano da escola.

ANIMAIS AQUÁTICOS

A sala de aula foi preparada com objetivo de proporcionar às crianças experiências ricas do fundo do mar através de imagens, objetos e sons.

Através das cantigas de roda as crianças demonstraram preferência pela música da baleia e com isso, surgiram questionamentos sobre esse mamífero tão encantador. Além da turminha querer conhecê-la se interessaram por outros animais marítimos. A sala da turminha virou lugar de pesquisas com direito a peixes no aquário, cenários com itens do mar,  confecção de barcos, jogos e exploração de movimentos na água com animais aquáticos. Momentos ricos que potencializaram o conhecimento das crianças, das educadoras e das famílias.

DINOSSAUROS

Nos dias de brinquedos (sextas-feiras) as crianças traziam dinossauros para brincar na escola. Com isso, o interesse delas por esse réptil foi se intensificando a cada dia. A professora juntamente com as crianças e as famílias iniciaram estudos sobre esse réptil tão curioso transformando a sala e outros espaços em centro de pesquisas.

BOSQUE DOS JEQUITIBÁS - Campinas/SP

DIMENSÃO BIOLÓGICA E CULTURAL

O futuro de nosso planeta está nas mãos das crianças, por isso é importante que elas conheçam e aprendam desde pequenas a identificar algumas espécies de animais, suas formas de vida e sobrevivência.  Conscientizando-as  da importância da preservação do meio ambiente, e que através de pequenos atos podem garantir um mundo melhor a todos. A turminha aproveitou esse dia para realizarem diversas pesquisas ecológicas e trouxeram nas sacolas muitas curiosidades (folhagens, gravetos e pedras) encontradas no chão do bosque.

As crianças se encantaram com a Jabuti que andava livremente pelo bosque. Neste momento o Biólogo que estava observando percebeu a curiosidade da turminha e logo apresentou com muito cuidado esse animal tão encantador.  Claro que as crianças aproveitaram e fizeram muitas perguntas.

BRINCAR HEURÍSTICO

É uma abordagem que faz parte das propostas educativas da escola que estão organizadas em três modalidades relacionadas aos agrupamentos: o Cesto do Tesouro (agrupamento I), o Jogo Heurístico (agrupamento II) e a Bandeja de Experimentação (agrupamento III). Com objetivo de que as crianças tomem posse, explorem o material e possam se concentrar e sentir prazer com suas próprias brincadeiras e descobertas. Os espaços são preparados pelas Professoras e Educadoras com objetos não estruturados diversificados que irão possibilitar descobertas que incentivaram as crianças continuarem explorand

CESTO DO TESOURO

Modalidade específica do agrupamento I que proporciona aos bebês e crianças pequenas inúmeras possibilidades de exploração, toques e sensações através de objetos intencionais depositados pelas Professoras em um cesto provocando a curiosidades, a imaginação, a coordenação motora, a concentração e noção de espaço e força das crianças. Nesses momentos que elas descobrem por si mesmas os objetos e seus significados. 

JOGOS HEURÍSTICOS

Momentos privilegiados para que as crianças possam observar, escolher, pesquisar, investigar, mexer, empilhar, colocar, tirar, refutar, comparar e com isso, estabelecem relações complexas com os materiais e com outras pessoas. Elas ao brincarem procuram respostas para questões do seu entorno: O que eu posso fazer? Será que entra aqui? Consigo pegar? Dá para empilhar? É agora?.  Afinal, as crianças trilham o caminho do conhecimento de si e do mundo,  por isso que essa atividade faz parte das propostas pedagógicas da escola.

BANDEJA DE EXPERIMENTAÇÃO

As crianças nessa modalidade do brincar heurístico realizam hipóteses matemática e física por meio da observação, da curiosidade e da investigação, com isso elas criam estratégias e respostas para os problemas que surgem durante a brincadeira. O espaço é preparado para que a exploração aconteça da melhor forma possível com diversos objetos, como por exemplo conchas, pegadores, colheres, funis  e  materiais contáveis e não contáveis. Aqui, elas podem realizar a atividade com a mínima intervenção do adulto.

MESA DE LUZ

Um equipamento importante no processo educacional da nossa escola. Nela as crianças realizam hipóteses, estimulam a curiosidade possibilitando atividades que desafiam, instigam e encorajam-as de forma prazerosa no próprio aprendizado. 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Balanço Inclusivo faz parte da diversão das crianças.

Quando falamos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos referimos na inclusão de todos. Aqui na escola as crianças com deficiência têm todo o seu processo pedagógico acompanhado pela Professora de Educação Especial que em pares com a Professora da turma (re) planejam as ações para que a inclusão ocorra de fato. Isso requer a participação da equipe educacional e da comunidade escolar, pois é fundamental que todos os envolvidos entendam a importância do processo de inclusão. Durante as ações pedagógicas há mediação de um adulto educador que envolve as crianças em todas as atividades propostas com diversos recursos e materiais para o pleno desenvolvimento.

ALIMENTAÇÃO CORES, AROMAS E SABORES

HABILIDADES INDIVIDUAIS A DIMENSÃO ALIMENTAR

Como na escola é também espaço de se alimentar porque não transformar esses momentos em prazer, aprendizagem e conhecimento. Nas horas de refeição as crianças escolhem os alimentos potencializando a autonomia e evitando o desperdício. As professoras com as Cozinheiras apresentam alimentos in natura as turminhas que logo já sabem o que vão comer naquele dia. Elas sentem, tocam e observam com olhares bem atento os vegetais, as carnes, os grãos e as frutas.

RECEITAS CULINÁRIAS

RECEITAS QUE ENCANTAM AOS OLHOS E AO PALADAR.

Além das refeições há também os momentos da culinária onde as crianças ajudam na higienização e colocação dos ingredientes, misturam com muito cuidado e saboreiam o que fizeram. Não tem criança que não se encanta com esta atividade tão saborosa.

PIQUENIQUES

Acontecem periodicamente no quiosque da escola com variedades de alimentos, frutas e sucos oportunizando a turminha um dia diferente de interação e autonomia para se alimentarem, podendo conhecer ainda mais alimentos e  sabores diferentes. Quando as crianças ouvem a palavra “PIQUENIQUE” logo se alegram e fazem uma grande festa.

OFICINA COM AS FAMÍLIAS

O MEIO SOCIAL E AS EXPERIÊNCIAS

As oficinas são pontos de encontro entre a escola e as famílias. As atividades são diversas desde movimentos corporais, leitura, músicas, pintura no rosto, brincadeiras, jogos e confecções de brinquedos e outros. Nesses momentos de interação que as crianças apresentam a família, o espaço de aprendizagem, demonstram segurança e autonomia de locomoção. As famílias se encantam e se sentem à vontade no espaço escolar da criança.

EXPO-NAVE

INTERAÇÕES SOCIAIS E MATERIALIDADES.

Evento anual de mostra pedagógica das ações realizadas durante o ano. Tanto as crianças quanto as famílias se encantam com a exposição dos trabalhos que são ricos em documentação pedagógica por meio de imagens, relatos escritos, projetos, objetos e materiais que fizeram parte do cotidiano escolar. As famílias fazem questão de participar, interagem, folheiam as atividades, tiram fotos, reconhecem as pesquisas realizadas e se realizam ao observarem as produções das crianças.  

FORMAÇÃO ENTRE PARES

Aprendizagem além dos muros da escola. ECOBRINQUEDOTECA DO PARQUE.

Priorizamos nas formações conhecimentos que potencializam o nosso fazer educacional com isso, as educadoras tiveram um encontro de vivências e experiências na Ecobrinquedoteca do Parque, localizada no Parque Ecológico de Campinas, na direção da Formadora Zamira Tereza Miriam Pires Nunes. Nesta formação aprendemos a importância dos 3Rs DA SUSTENTABILIDADE (REDUZIR,  REUTILIZAR e RECICLAR), que são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos. E muitos destes materiais viram jogos e brinquedos para todas as idades, portanto aproveitamos para brincar, confeccionar e se encantar com as inúmeras possibilidades que estavam ao nosso redor.

Momentos de interação entre pares e muitas aprendizagens

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

REPRESENTAÇÃO, LINGUAGEM E EXPRESSÃO: MOVIMENTOS QUE ENSINAM E NOS ENSINAM

As formações têm o mote “Tecendo saberes na escola e para a escola” com o objetivo de proporcionar uma rede de diálogo tecendo saberes que fortaleçam as práticas e as ações desenvolvidas no cotidiano escolar. Ampliando os olhares, a escuta e o diálogo. Oportunizando aprendizagens baseadas na interação, cooperação e participação para transformar a escola na escola, pois são nesses encontros que acontecem as melhores trocas de saberes. Portanto, em uma das formações as educadoras realizaram contação de histórias na lata. Histórias que nos fizeram rir, chorar, lembrar de fatos, sonhos e conquistas. Estimularam a cada uma contar histórias para as crianças nos diversos espaços da escola.

Uma das nossas prioridades educativas é a CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. O mundo literário tem feito parte das AÇÕES DO COTIDIANO

DIA DE TEATRO NA ESCOLA

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

No palco da escola há teatro, musical cantante e dançante. Tanto as crianças quanto as adultas educadoras apresentam histórias diversas que encantam a todos. A produção do cenário e dos personagens envolvem as crianças, as famílias e educadores que promovem com total qualidade as apresentações.

EVENTOS INTERSETORIAIS: PARCERIAS SOCIOEDUCATIVAS

OS ADULTOS E OS SABERES DO MUNDO

Palestra para todos os funcionários de  “Alimentação Saudável” com orientações importantes sobre alimentos que contém nutrientes, proteínas, gorduras e carboidratos. Momentos de aprendizagem, conhecimento e conscientização.  Com o objetivo de proporcionar aos educadores informações que contribuirão para novos projetos de Alimentação com as crianças na escola. Conhecer os alimentos e suas características é nada mais,  cuidar  de si e do outro.

Alimentação Saudável - Nutricionista Kátia Souto da CEASA (Centrais de Abastecimento de Campinas).

ESCOVAÇÃO

MOVIMENTOS QUE SALVAM OS DENTES DAS CRIANÇAS

Os cuidados de si e da boquinha delas na escola fazem parte das propostas pedagógicas, portanto receber profissionais da área para estimular os cuidados, orientar e acompanhar a saúde bucal têm garantido higienização e hábitos saudáveis tornando prazeroso a escovação na escola e em casa.  

PARCERIA – POSTO DE SAÚDE JARDIM AEROPORTO.

VACINAÇÃO

GOTINHAS QUE SALVAM

A escola em parceria com a Secretaria de Saúde de Campinas realizam junto a comunidade momentos de cuidados com a saúde pessoal das crianças. O espaço é aberto para campanhas de vacinação e para tranquilizá-las ainda mais, a participação da Maria Gotinha torna esses momentos em tranquilidade e confiança. As crianças se alegram com a presença desse personagem brasileiro. 

TEATROS NO PALCO

Vigilância Sanitária de Campinas

A equipe de teatro da Vigilância Sanitária de Campinas apresentou no palco da escola o teatro musical “Dengue”. Procurando conscientizar as crianças desde pequenas no combate ao mosquito transmissor.  É necessário conhecimento de forma lúdica para que elas se mobilizem, mobilizem seus pais, vizinhos e outros. Pois, somente com conscientização em eliminar água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, que conseguiremos combater essa doença viral. Após apresentação as crianças tornaram o espaço da escola em caça ao mosquito.

SANASA CAMPINAS

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento

Quem melhor para falar sobre saneamento básico se não for a SANASA? Pois bem, de forma lúdica trouxe conhecimentos sobre o tratamento de água e esgoto, e o quanto é importante evitarmos desperdícios de água, mostrando a importância desse líquido tão precioso. As crianças interagiram com os fantoches não perdendo a concentração na história que estava sendo contada.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal tem feito parte da escola, com participações fundamentais, uma com as famílias, palestras no mote: “Criando os filhos no dia de hoje” e a outra com as crianças, através do teatro de fantoches: “Cuidado com o meio Ambiente”.  Momentos de interação e socialização com o objetivo de aproximação da comunidade escolar com a Guarda Municipal.

INTERAÇÃO com a Comunidade.

LIMITES NA INFÂNCIA

Palestra com o Médico Psicanalista e Pediatra Dr. André Marroig. Momentos de aprendizado e socialização entre a família e a escola. Bate papo que oportunizou diálogo, conhecimento e aprendizado para todas as famílias em conhecer a criança para melhor compreendê-la e educá-la.

"ACONTECEU NO MILTON SANTOS"

INTERAÇÕES E MATERIALIDADE DOCUMENTADA

A cada trimestre é afixado na entrada da secretaria um painel “Aconteceu no Milton Santos” com fotos e uma breve descrição das ações realizadas dentro ou fora da escola (passeios), com objetivo de manter as famílias, a comunidade e os educadores, informando sobre a trajetória educativa, no coletivo, realizada na escola. Este instrumento evidencia ações realizadas no/com o coletivo em tempos e espaços diversos. As famílias param para ler e parabenizam a escola pelas ações que realizam com seus filhos. 

AÇÕES SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA

Devido à suspensão das atividades presenciais causada pelo COVID-19 conforme o Decreto nº 20.768 de 16 de março de 2020, houve uma necessidade da Prefeitura Municipal de Campinas repor às crianças as refeições que eram servidas na escola. Semanalmente são entregues cestas básicas e hortifrutigranjeiros com todos os protocolos necessários e orientados pelo Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

EQUIPE MILTON SANTOS

“Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.”

Confúcio

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 4062-9874
Email: chance@chance.org.br
R NELSON HOSSRI0, 229 | SALA 02 E 03
Conj. Habitacional Vila Reggio - 13067-640
Campinas - SP - 13067-640

Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação 

© CHANCE Internacional – All Rights Reserved 2020

plugins premium WordPress