Deus ouve o choro das crianças
Gen., 21:17
Inauguração: 20 de agosto de 2009.
Patrono: Prof. José Aristodemo Pinotti, esposa Suely e 3 filhos, Marianne, André e Mirela. A esposa Suelly e o filho André, estiveram presentes à inauguração.
Resumo biográfico do Prof. José Aristodemo Pinotti:
O CEI Bem Querer José Aristodemo Pinotti está localizada na Rua: Antônio Benedito guerreiro, nº217, Bairro: Conj. Hab. Vila Reggio na cidade de Campinas, São Paulo.
Horário de Funcionamento: 07h00 às 18h00.
Localiza-se na região norte de Campinas, na Vila Réggio, um bairro do Aparecida, a leste, o Parque Via Norte e a noroeste a Vila Padre Anchieta e as comunidades circunvizinhas do Jardim Rosália, o Parque Residencial Beira Rio e a comunidade da Porteirinha, uma área de invasão.
População estimada de 38.000 pessoas.
É uma comunidade de contrastes formada por uma classe média baixa, classificação definida pelo governo, a maioria vivem do emprego no comércio e na indústria da região e fora da região, e de pequenos negócios próprios locais. Há ainda uma parcela significativa da população vivendo do subemprego e de desempregados, vivendo abaixo da linha de pobreza – segundo classificação do Pnad Covid 19.
O CEI Prof. José Aristodemo Pinotti funciona num prédio projetado para essa finalidade com modernas instalações e equipamentos garantindo o conforto e segurança para o desenvolvimento das crianças.
A escola ocupa um espaço de 1.600 metros quadrados (todo um quarteirão), com as seguintes instalações:
A Unidade Escolar ao longo dos anos vem desenvolvendo parcerias com ações integradas para atender da melhor forma as necessidades das crianças e famílias.
Por meio dos projetos em parceria com Médicos e Dentistas do Posto de Saúde do Jardim Rosália, os quais vêm até a unidade realizar palestras sobre os cuidados de prevenção a doenças e os cuidados que se deve ter com a saúde, alimentação saudável e prevenção a cárie nos dentes.
A parceria com a SANASA tem trazido resultados significativos por meio de palestras e orientações as crianças, as famílias e funcionários da unidade.
As formações acontecem semanalmente com duração de 2h. Coordenadas pela Coordenadora Pedagógica.
Nesses momentos acontecem trocas de experiências, construções de novos aprendizados, busca de
resoluções de problemas encontrados tanto nos aprendizados das crianças, quanto nos diferentes desafios do trabalho. Capacitando e qualificando assim os educadores para sua prática em ação ao desenvolvimento e aprendizado.
Acreditamos que as crianças sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio, desde o nascimento buscam atribuir significados às suas experiências durante as interações que vivenciam com as pessoas que lhe são próximas e com o meio, conhecendo o mundo, ampliando os campos de suas curiosidades guiadas pelas orientações e experiências vivenciadas nos diferentes espaços, tempos e durante as relações sociais e culturais.
As propostas do trabalho são elaboradas, através de um Projeto Pedagógico que tem como principal proposta, planejar ações pedagógicas relativas ao tema gerador, a ser trabalhada ao longo do ano letivo, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Diretrizes Municipais de Campinas e documentos literários da educação infantil que complementam as práticas e garantem o desenvolvimento das crianças.
Os nossos espaços educativos foram pensados e planejados objetivando proporcionar às crianças um ambiente lúdico, saudável, seguro, de fácil rotina para as crianças e educadores, facilitando o brincar, o cuidar, a socialização, a utilização dos materiais e equipamentos pedagógicos.
As crianças têm participação nas atividades, na construção, organização e ambientação dos espaços, possibilitando que se sintam importantes, ouvidas, valorizadas, como pessoa que vê o mundo com seus próprios olhos, levantando hipóteses, construindo relações e culturas, através das expressões nas representações das suas linguagens.
As salas foram planejadas para que cada turma de criança tenha um ambiente de referência na qual possa manter uma estreita relação de identificação. Este espaço estimula as explorações de linguagens, a socialização, à imaginação e garante a privacidade das crianças. É um espaço seguro, acolhedor, organizado e adaptado às necessidades e interesses das crianças.
Os nossos espaços educativos foram pensados e planejados objetivando proporcionar às crianças um ambiente lúdico, saudável, seguro, de fácil rotina para as crianças e educadores, facilitando o brincar, o cuidar, a socialização, a utilização dos materiais e equipamentos pedagógicos.
As crianças têm participação nas atividades, na construção, organização e ambientação dos espaços, possibilitando que se sintam importantes, ouvidas, valorizadas, como pessoa que vê o mundo com seus próprios olhos, levantando hipóteses, construindo relações e culturas, através das expressões nas representações das suas linguagens.
Através das atividades realizadas nos quiosques proporcionamos às crianças contato maior com a natureza, construção e expressão de múltiplas linguagens, brincadeiras, interação com outras crianças das mesmas e diferentes idades, através de atividades de motricidades, piqueniques, encenações de histórias infantis e outras atividades criadas pelas crianças.
O palco é um lugar de expressão de alegria, onde as crianças desenvolvem a autoestima, a imaginação, a criatividade, expressões de sentimentos e a compreensão do mundo, brincando, cantando, dançando e se expressando.
Os espaços ambientes do pátio foram construídos cuidadosamente e com a participação das crianças, durante a participação das mesmas nesta construção e nos momentos das brincadeiras observamos o quanto elas se sentem motivadas, alegres, valorizadas e seguras, construindo seus conhecimentos, expressando suas múltiplas linguagens por meio da interação social e na relação espaços, tempos, brinquedos e brincadeiras.
Tema Gerador 2019 – “Descobrindo o mundo por meio das histórias”
Os projetos foram construídos a partir das necessidades e escuta ativa das crianças, contextualizando com o tema gerador da unidade escolar, valorizando suas falas, interesses, curiosidades e conhecimentos prévios, tornando os projetos ricos em novas descobertas, criatividades, lúdicos e contextualizados.
Este trabalho é desenvolvido em conjunto com a professora de educação especial, professora de referência da sala, o grupo de apoio, as famílias e a coordenadora pedagógica, capacitando as crianças a se desenvolverem de forma integral nas funções cognitivas, social, emocional, nas habilidades motoras e no potencial gradativamente. Considerando as individualidades e o tempo de desenvolvimento de cada uma.
A casinha de boneca da unidade escolar foi planejada e adaptada com espaços ambientes e com atividades pedagógicas adaptadas com muitos estímulos, partindo das propostas dos projetos e planejamentos das professoras de referência das turmas, de forma que contribuiu para auxiliar as crianças que possuem algum tipo de necessidade especiais e as demais crianças, ajudando no desenvolvimento, socialização e aprendizado.
Este projeto iniciou partindo da escuta das crianças quando era chegada à primavera e começou aparecer lagartas por toda a escola. De início algumas crianças ficaram com medo, outras curiosas se perguntando de onde e para onde iriam estas lagartas e o que elas faziam.
Partindo desta vivência e escuta das crianças as educadoras resolveram construir um projeto junto às crianças, as famílias e todos os funcionários da escola. Foi divertido e gerou uma grande e rica experiência de descoberta e aprendizado a todos envolvidos principalmente as crianças.
Conversar é uma grande conquista de desenvolvimento e aprendizado na vida da criança, que resulta em espaços para muitas descobertas e relações sociais. É por meio do diálogo que construímos laços de interações sociais, aprendemos expressar as nossas emoções, desejos, medos, narrar fatos, explicar ideias e defender um ponto de vista, compreendendo e respeitando o ponto de vista do outro. Partindo deste conceito o projeto roda da conversa interativa, foi desenvolvido na escola.
O desenvolvimento do “Projeto Horta” é contextualizado com o projeto “Alimentação Saudável”, e ao realizar estes momentos é proporcionado às crianças um momento prazeroso e de descobertas na exploração da terra, adubos, água, a cor, o gosto, o cheiro e a textura sensorial dos alimentos oferecidos durante as diferentes refeições e na plantação da horta.
Através do projeto realizamos estudos sobre as mais variadas profissões. Dentre elas ressaltamos a importância dos profissionais de nossa escola e aprendemos sobre a função de cada um.
Através do projeto realizamos estudos sobre as mais variadas profissões. Dentre elas ressaltamos a importância dos profissionais de nossa escola e aprendemos sobre a função de cada um.
Tivemos a presença do Sr. Hugo que realiza serviços gerais na unidade, cuidando da manutenção, do parque, da quadra, tanques de areia e nos ajuda a cuidar da horta da nossa escola.
Tivemos uma bailarina que é agente educacional da unidade se apresentando para as crianças, as mesmas puderam conhecer a profissão, os cuidados que devemos ter com o corpo, demonstrando como a dança e a música faz bem para a saúde mental, emocional e corporal através de um diálogo divertido e lúdico.
O projeto surgiu da intenção de proporcionar às crianças o contato com as plantas para compreenderem a importância da natureza na vida humana e os cuidados que devemos ter. Utilizamos como livro base a história “O Jardim Curioso” de Peter Brow.
Mantivemos as plantas dentro da sala de referência para uma interação mais próxima de cuidar e observar o desenvolvimento através da atividade “Estudo de Caso”.
Iniciamos o projeto com a participação dos pais na primeira Reunião de Família e Educadores, onde os pais com alegria e animação plantaram as mudas das plantas nos vasos, dando início ao projeto que os filhos continuaram ao longo do ano. Foi emocionante ver a participação dos pais de forma cuidadosa e carinhosa.
A experiência de pesquisar, fazer, transformar e experimentar possibilita a criança conhecer e entender o mundo que a cerca de forma significativa. E estas experiências vivenciadas de forma saudável, criativa e saborosa é o que faz o aprendizado ser inesquecível.
As crianças participam com gosto, entusiasmo e muita curiosidade para ver o resultado e o sabor que estas misturas proporcionarão.
É um projeto anual, onde a família participa juntamente com as crianças e os educadores. Possibilitando as famílias participarem das propostas pedagógicas conhecendo as rotinas e as atividades trabalhadas durante a realização dos projetos construídos e desenvolvidas ao longo do ano, com registros de fotos e atividades realizadas pelas crianças
Por meio da parceria escola, criança, família e comunidade conseguimos alcançar resultados significativos em todo processo de aprendizado integral da criança.
Buscamos caminhar juntos construindo bases sólidas de confiança e respeito, por meio da participação ativa das famílias no envolvimento dos Projetos, das Reuniões de Famílias e Educadores, Conselhos de Escola, Comissão Própria de Avaliação, nas Atividades da Escola Aberta, através das festas da família, passeios e oficinas.
Esta festa acontece todo ano com apresentação de teatros e danças das crianças e educadores.
É um evento da escola, em que são oferecidos não só um tempo de criação e recriação criativas nas confecções de pipas, mas momentos agraciados e contagiante para as crianças, famílias e escola.
Neste evento temos também participação educativa da CPFL.
Este é um momento de aprendizado cultural e social em que as crianças junto às famílias e educadores experimentam vivências de descobertas, aprendizados históricos de forma prática e social. Construindo saberes que ficarão marcados por toda uma história de vida.
Acreditamos Que as Crianças Sonham e os Sonhos São Para Serem Realizados e Vividos, Pois Até Quando Se Sonha Se Aprende.
Esse foi um momento de realização de um sonho, que nós vivenciamos uma das mais incríveis experiências – O Voo Panorâmico do Pequeno Príncipe.
A criança Daniel Medina, foi contemplado através de um sorteio que realizamos na festa da família na escola – A FESTA DO AVIADOR, a vivenciar uma grande aventura, que por sinal era a realização do seu sonho – VOAR!
Justificativa
O Projeto de Combate à Obesidade Infantil, justifica-se pelo fato desse problema de saúde ter-se tornado um problema de graves proporções globais. No Brasil, dados do IBGE apontam que 33% das crianças apresentam sobrepeso e obesidade e isto fez com que o Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social desenvolvessem ações para prevenir e controlar a obesidade na população brasileira e promover hábitos de vida e alimentação saudáveis.
Comunidade Alvo
O Projeto de Combate à Obesidade beneficiou a população da região que abrange as comunidades assistidas pelo Centro de Municipal de Saúde do Jardim Rosália, Vila Réggio, Padre Anchieta e adjacências.
O CEI Prof. José Aristodemo Pinotti atende crianças na faixa etária de 0 (zero) a 6 anos, cuja construção de práticas de vida saudável é mais favorável, contribuindo, assim, para a prevenção e combate à obesidade e a garantia da saúde, crescimento e desenvolvimento adequados com participação dos pais e de toda a comunidade.
Parcerias
No desenvolvimento do Projeto a CHANCE Internacional (CEI Prof. J.A. Pinotti), contou com a decisiva participação do Centro de Saúde Municipal do Jardim Rosália e do Departamento de Alimentação Escolar do CEASA.
Objetivo Geral
Prevenir e combater a obesidade a partir de crianças de 0 (zero) a 6 anos, visando a promoção da saúde, pela educação para uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.
Objetivos Específicos
a.Sensibilizar e conscientizar crianças e seus familiares, bem como toda a comunidade sobre a gravidade da situação da obesidade no mundo, e no Brasil, e o seu desastroso impacto na saúde da população.
b.Diagnosticar o perfil clínico e o estado nutricional das crianças, bem como a cultura e hábitos nutricionais da família.
c.Orientar os pais e ou responsáveis sobre educação nutricional, patologias e hábitos de vida saudável.
Funcionamento do Projeto
A execução do Projeto obedeceu a um cronograma e uma definição de papéis previamente estabelecidos entre as organizações parceiras.
Foram realizadas reuniões com a presença dos pais e das crianças do Centro de Educação Infantil, com o objetivo de apresentar o projeto e iniciar o processo de conscientização de todos os participantes acerca do tema da obesidade.
Exibição do Filme “MUITO ALÉM DO PESO”
Além das palestras realizadas sobre o tema, dois outros instrumentos de grande impacto foram utilizados na conscientização de todos os participantes do Projeto (Crianças seus familiares e a comunidade): o primeiro, foi a exibição do filme, “Muito Além do Peso” e, o segundo, também de grande impacto pela criatividade, e atração, a elaboração e lançamento da revista em quadrinhos,“O GRANDE JOGO”.
O Grande Jogo
Também numa parceria com o Centro Municipal de Saúde do Jardim Rosália e numa participação voluntária do artista plástico, Bira Dantas, esposo da Dra. Cláudia Carezzato, então coordenadora do referido Centro de Saúde, foi criada uma revista em quadrinhos, intitulada “O Grande Jogo”, uma criativa ideia do artista, de criar um jogo imaginário entre duas equipes: Uma constituída de alimentos saudáveis e outra equipe formada de alimentos não saudáveis.
Foi feita uma distribuição do gibi a todas as crianças, o que motivou a viva participação tanto das crianças como seus familiares.
Questionário Sobre Costumes Alimentares Das Crianças e Suas Famílias.
Foi preenchido um questionário com informações sobre os costumes alimentares das crianças e respectivas famílias, como base para as intervenções posteriores que se fizerem necessárias aos casos especiais detectados.
A região onde está inserida a comunidade da Vila Réggio é caracterizada por uma grande área de horticultura, um dos fatores de geração de renda e estímulo para a criação e desenvolvimento da agricultura familiar.
O Projeto da Horta Experimental Pedagógica foi desenvolvido num espaço dentro da própria unidade de educação infantil e contou com a participação das crianças, educadores e demais funcionários e trabalhadores de hortas existentes nas proximidades da escola.
A orientação técnica às crianças e educadores na implantação do Projeto da Horta Experimental Pedagógica foi ministrada voluntariamente e de forma muito atrativa por dois engenheiros agrônomos, experientes no assunto e pertencentes à AGRICAMP e CSA BUGRE, foram eles: RICARDO LUIZ MIKAMI e BERNARDO A.R. DE VIEIRA. Uma grande horta local cujo proprietário, o produtor rural ISMAEL MENDONÇA, forneceu gratuitamente toda a terra adubada, todas as mudas das hortaliças e cedeu seus funcionários para auxiliar as crianças na preparação dos canteiros e plantio das mudas.
O diversão da Pipa sem o uso do cerol, que já uma exigência da lei estadual nº 12.192, de 06\01\2006, passou também a ter sua exigência por meio da Lei Municipal nº 2109 de 27\12\2010.
O Projeto Pipa na Escola foi um instrumento pedagógico utilizado para levar as crianças a brincarem de forma consciente das consequências legais e dos riscos de acidentes se utilizado sem os devidos cuidados ou se utilizando de materiais proibidos.
O desenvolvimento das atividades do Projeto Pipa na Escola, visou a possibilidade de conscientizar os participantes, crianças e pais, sobre as regras e limites, trabalhando os cinco sentidos do corpo humano: a visão, olfato, paladar, paladar e o tato.
O Projeto Pipa na Escola foi também uma importante oportunidade de fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos, a fabricação e empinação das pipas.
O lançamento e do Projeto Pipa na Escola teve a participação da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) que enviou seus técnicos para uma rica exposição sobre os perigos e consequências da pipa praticada sem os devidos cuidados. A palestra foi ilustrada com um rico e atrativo material expositivo.
Desde a sua implantação no Plano Pedagógico de 2013, o Projeto Maria Fumaça sempre se constituiu numa rica experiência de integração, não só entre as crianças, como também da equipe docente e fortalecimento do vínculo familiar.
O passeio da Maria Fumaça, percorrendo numa antiga composição férrea o trecho da cidade de Campinas até a Tanquinho, na direção de Jaguariúna, trouxe para as crianças não só o conhecimento do funcionamento e da história deste antigo meio de transporte relacionado com os costumes da época.
Foi também enriquecedor percorrer regiões de antigas fazendas de café e criação de gado, e muitas vezes com a participação dos pais, o que tornava a experiência ainda mais encantadora para as crianças. Um verdadeiro sonho!
Desde a sua implantação no Plano Pedagógico de 2013, o Projeto Maria Fumaça sempre se constituiu numa rica experiência de integração, não só entre as crianças, como também da equipe docente e fortalecimento do vínculo familiar.
O passeio da Maria Fumaça, percorrendo numa antiga composição férrea o trecho da cidade de Campinas até a Tanquinho, na direção de Jaguariúna, trouxe para as crianças não só o conhecimento do funcionamento e da história deste antigo meio de transporte relacionado com os costumes da época.
Foi também enriquecedor percorrer regiões de antigas fazendas de café e criação de gado, e muitas vezes com a participação dos pais, o que tornava a experiência ainda mais encantadora para as crianças. Um verdadeiro sonho!
Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores
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