LOGO-top-menu-MENOR

Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

Características da Região

Eucaliptos, Jardim Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Ipaussurama, Satélite Iris, Jardim Roseira, Jardim Castelo Branco, Jardim Garcia, Jardim Londres e oriundos de diversas regiões do País, Sudeste, Nordeste, Sul e imigrantes vindos da Venezuela, Tailândia e Haiti.

Desde sua inauguração, houve um grande crescimento no entorno da escola, onde foram construídas casas de médio padrão. Além disso, lojas de conveniências estão sendo construídas e o bairro já possui uma academia e salão de cabeleireiro.

Em frente a unidade educacional, encontra-se em fase de construção desde 2018, um empreendimento habitacional denominado “Alto do Ibirapuera” que será composto de 5 (cinco) torres, previsto para moradia de aproximadamente 300 famílias, sendo uma futura demanda de atendimento do CEI.

 

A Macrorregião Noroeste de Campinas, na qual o CEI está situado, possui cerca de 145 mil habitantes, localizada em uma área de 65,64 km² de extensão, próximo a uma importante via rodoviária da cidade de Campinas, John Boyd Dunlop, que atualmente se encontra em processo de modernização e de vários equipamentos que prestam apoio e serviços à comunidade, sendo eles o Shopping Parque das Bandeiras e o Unimart, o Campus de Medicina da PUC-Campinas (Cidade da Saúde) e Hospital Celso Pierro, as Faculdades Iescamp e Anhanguera Educacional, Supermercados, Farmácias e Bancos. As crianças que frequentam a unidade escolar são residentes do bairro, filhos da classe trabalhadora das instituições citadas acima, empresas e comércios instalados na região. Além desta população, atende também às comunidades vizinhas dos bairros: Parque dos

Localização da Unidade Escolar

O CEI Conceição Anita Mendes Ferreiro Girondo está localizado na Rua: Jair Andrade e Silva, 68 – Jardim Ibirapuera em Campinas no Estado de São Paulo CEP: 13060-291.

Horário de Funcionamento: 07:00 às 18:00

A capacidade do CEI é para atender 271 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

O CEI Conceição Anita Mendes Ferreiro Girondo é uma unidade educacional que foi construída junto à implementação do Bairro Ibirapuera, pertencente a região Noroeste de Campinas, tendo uma boa localização, infraestrutura, asfalto, água, luz, rede de esgoto e ponto de ônibus.

O CEI atende os filhos da classe trabalhadora das instituições e dos comércios localizados no entorno do território e nas demais empresas instaladas na região, além da população das comunidades do Parque dos Eucaliptos, Padre Manoel da Nóbrega, Vila Mimosa e Jardim Londres. Atualmente, o maior número de crianças atendidas vem do bairro Vila Padre Manoel de Nóbrega, um núcleo habitacional que atende mais de 1000 famílias.

O CEI tem em torno de 1,280 mil metros quadrados de área construída. A unidade educacional possui espaços acessíveis, amplos e arejados: 07 (sete) salas de aulas; pátio coberto, cozinha, refeitório infantil, lactário, área externa para recreação com playground, casinha de boneca, quiosque e banheiros infantis para as crianças. Também na sua infraestrutura possui uma sala para a secretaria, uma para a direção e uma outra para a coordenação, refeitório e banheiros para os adultos.

Nome da Escola - Homenagem

O Centro de Educação Infantil empresta o nome de Conceição Anita Mendes Ferreiro Girondo, que foi Professora e Diretora Rede Municipal de Educação de Campinas.

O Centro de Educação Infantil Conceição Anita Mendes Ferreiro Girondo, localizado no Jardim Ibirapuera, foi entregue na manhã da quarta-feira, dia 22 de julho de 2015 pelo Prefeito Jonas Donizete e a Secretária de Educação Solange Villon em que também participaram os filhos da homenageada Rodrigo e Andrea Girondo, autoridades, amigos e moradores do bairro.

A homenageada nasceu em 09 de maio de 1946, vindo a falecer em 23 de janeiro de 2015 em Campinas.

Equipe gestora

Fernanda (Diretora Educacional) e Thais (Coordenadora Pedagógica)

Professoras

Denise Ana Paula Raimunda de Fátima Deborah Vanessa

Monitoras / Agentes de Educação Infantil

Elisângela Pádua, Franciele, Laís, Elisângela Scagliarini, Maricleide, Franciele e Joselita
Célia,Juliana,Viviane,Jucélia,Claudilene,Arabelle e Ana Paula

Auxiliar Administrativo / Secretária

Viviane e Sibere

Cozinha

Célia,Juliana,Viviane,Jucélia,Claudilene,Arabelle e Ana Paula

Portaria / Limpeza

Mauro, Luzia,Maria Aparecida e Márcia

Manutenção Predial

Orley

Parceiros

l Centro de Saúde INTEGRAÇÃO 

A parceria com o Centro de Saúde Integração promove junto a escola, ações que reafirmam e reforçam os cuidados e a atenção que devemos ter em relação à educação e a saúde de modo geral. Nos auxiliam na conscientização e efetivação dos cuidados na questão da Saúde Bucal das crianças, na prevenção e no cuidado através das campanhas de Vacinação e no controle de doenças como a Dengue desenvolvendo ações de hábitos saudáveis usando recursos lúdicos e educativos.

A visita da dentista possibilita para as crianças serem avaliadas, recebendo orientação, escova e creme dental, em que a parceria se une para efetivar em um trabalho lúdico, através da conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde bucal das crianças.

Também contamos com as campanhas de vacinação auxiliando as famílias nesses cuidados.

Parceiros

l Teatro Dengue:

Contamos também com a parceria da equipe de Agentes em Saúde, que realizam um trabalho preventivo através do teatro Xó Dengue, com o objetivo de orientar as crianças sobre a proliferação da dengue, como é transmitida e as maneiras de prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti em uma apresentação lúdica e interativa.

Nosso compromisso como escola deve ser de orientar as crianças em relação a esse assunto, elencando ações, atividades, músicas e teatros no processo de aquisição de novos saberes e nas medidas preventivas para o combate ao Aedes.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

l Brigada de Incêndio: O curso promove e fornece informações teóricas e práticas, na formação dos funcionários para a prevenção e o combate a incêndios.

l Primeiros Socorros: Ação formativa de como proceder sobre os primeiros atendimentos a serem prestados em emergências, visando a manutenção da vida até a chegada do socorro

l Equipamentos de Proteção Individual (EPI): O conteúdo do treinamento promove o conhecimento dos equipamentos de proteção individual e aprendizado referente ao uso correto dos mesmos.

Encontros Formativos das Equipes

Os encontros formativos das equipes de profissionais buscam favorecer momentos de aperfeiçoamento, trocas e aquisições de conhecimentos, planejamentos e estudos sobre a infância, com base nas referências teóricas que regem a educação infantil, as leis nacionais e municipais, elencando ações para a elaboração dos planejamentos e projetos também realizando avaliação da prática educativa realizada da unidade educacional.

ESCUTA, DIALÓGO e ACOLHIMENTO permeiam esses momentos, cercados pelas concepções que cercam a Educação Infantil, a Criança e as Infâncias contribuindo para o crescimento de toda equipe educacional.

Espaços Pedagógicos

O ambiente escolar deve favorecer as crianças a liberdade de escolha, proporcionando movimentos intencionais e a descoberta do corpo. Enxergar os pequenos como seres capazes e produtores de conhecimento, cultivar uma atmosfera de segurança afetiva, para que a criança possa se expressar por meios de suas linguagens.

Por meio dos encontros e vivencias, explorar os espaços, investigar e descobrir possibilidades que permitam criar e transformar, aprender juntos a escutar, sentir, ver e observar, descrever novas ações regadas de interesse e curiosidade, identificar pensamentos, brincadeiras e experiências, criando novas possibilidades de significar suas aprendizagens em relação e intimidade com a vida cotidiana.

 

Sala de aula

A sala de aula é o espaço de referência na acolhida em que tem o afeto e o cuidado alicerçado em sua equipe pedagógica (professora e monitoras), para realizarem as descobertas nos encontros diários que por ali acontecem.

Este ambiente é pensado e preparado para favorecer os encontros e as interações, despertando a curiosidade por novos saberes, promovendo as escolhas, as ações, propostas e projetos a serem desenvolvidos pela turma durante o processo de vivência e aprendizagem.

Pátio Coberto

Neste espaço promovemos ricas experiências no desenvolvimento global da infância, favorecendo ações individuais e coletivas, narrativas, encontros e construções sociais com os outros agrupamentos.

Circuito motores, gincanas, danças e brincadeiras     enriquecem as vivências e as possibilidades cotidianas das crianças, também na exploração e criação nos diversos cantinhos: Faz de Conta, Jogos, Construção e Materiais Não Estruturados, Fantasia, Ateliê de Artes e Musicalização            e o Palco para encenações, teatro, dramatização e fantasias.

Corredores​

Todos os espaços se tornam pedagógicos quando são potencializados! Cantinhos e Corredores cheios de possibilidades.

GRAMADO

O espaço evidencia a intenção do adulto que observa as ações e o interesse da criança, por isso precisa ser planejado e organizado antecipadamente.

Ao educador cabe lapidar o olhar e a escuta na construção de um ambiente tranquilo e acolhedor no convite a criança que provoque e ofereça liberdade de escolha, de gestos e movimentos, para que elas investiguem com profundidade, sendo este ambiente atrativo e divertido, desfrutando de momentos de descobertas prazerosas.

SOLÁRIO

O solário é um ambiente atrativo e divertido, sendo um espaço que as crianças desfrutam de momentos prazerosos de socialização, aprendem e interagem, que as convida a conhecer, compreender, dominar para transformar, desfrutando de um modo singular de estar no mundo.

Parque / Quiosque

O parque como um dos espaços de fascínio para a criança promove na primeira infância a descoberta do movimento amplo que nos permite conhecer melhor nosso corpo e aprimorar novas habilidades como: mexer os braços, pernas e mãos, deslocar, escalar, equilibrar, carregar, empurrar, rolar, girar todos são movimentos da motricidade ampla , em um tempo de liberdade e exploração. Também promove aprendizagens referentes ao convívio com o outro, o respeito, o limite, direitos e deveres nas relações. Este espaço possui balanços, balanço adaptado (Educação Especial), casinha de madeira, gangorras, gira-gira, entre outros.

Parque    Bebês:               Temos um parque     exclusivo para o agrupamento I com brinquedos para a faixa etária dos bebês como: escorrega, casinha, cavalinhos e balanços.

Quiosque: Área coberta com pia e bancos, utilizado para realização de diversas atividades.

Tanque de areia

Neste espaço com sabedoria e sensibilidade as crianças convidam ao descobrir os “achadouros das infâncias”, em que com suas experiências, criatividade e encantamento criam possibilidades de descobertas de grandes tesouros escondidos.

Castelos, construções em areia e caça ao tesouro são algumas das aventuras vivenciadas pelas crianças neste ambiente.

O tanque de areia é um espaço de relaxamento que de forma prazerosa, criam jogos simbólicos, inventam brincadeiras e exercitam a concentração.

Refeitório e Lactário

O refeitório e lactário são espaços que proporcionam relação e convívio entre as crianças, promovem aprendizagem em que elas disfrutam de uma alimentação saudável e balanceada, com cardápios elaborados por nutricionistas.  São trabalhados com as crianças nesse espaço, a reeducação alimentar, a conscientização para evitar o desperdício promovendo as escolhas e valorizando uma boa alimentação.

A escola tem um papel muito importante que é de estimular a criança a se alimentar bem, incentivando o hábito de consumir alimentos saudáveis e naturais como frutas, legumes e verduras, descobrindo os benefícios nutricionais que contém esses alimentos.

A alimentação contribui para a formação da identidade da criança, pois ela aprende sobre si e o ambiente em que vive.

Projetos Pedagógicos

O trabalho com projeto tem como intuito acolher a curiosidade da criança, promovendo a interação dela com ambientes desafiadores que guiem seu pensamento para o que está em foco na investigação. É preciso ter em mente que os contextos planejados podem tanto alargar as experiências como restringi-las. Colocar as crianças como protagonistas de suas aprendizagens significa interagir com as suas narrativas e expressões, interpretá-las e sempre relacioná-las com a intencionalidade do projeto.

É um desafio que sem dúvida requer empenho de todos os envolvidos (crianças e educadores) de criar condições para que expandam as suas experiências, dando sentido ao que de concreto se deseja no planejamento e na execução, aprendendo e ensinando, no fazer com elas, trilhando o verdadeiro caminho na busca pelo saber e o conhecimento da criança.

Segue nossos principais projetos:

Projeto Inclusão

A Educação Especial transforma a escola regular num espaço para todos colaborando para que haja o amor e respeito à diversidade. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É através dessa multiplicidade que podemos explanar o mundo e desenvolver oportunidades de convivência às crianças.

O objetivo principal como escola deve ser o de conhecer a criança e adaptar atividades de acordo com a individualidade, as possibilidades e potencialidades de cada uma, incentivando e criando estratégias pedagógicas diferenciadas e demonstrar flexibilidade na fundamentação do trabalho planejado.

Projeto Horta Experimental

O projeto Horta Experimental cria a possibilidade permitindo e estimulando as crianças para aquisição de novos hábitos alimentares e desenvolvimento de uma alimentação mais saudável, oportunizando descobertas e vivências através do cuidado e manuseio da terra, no plantio, cultivo, colheita, nas cores, aromas e na preservação do meio ambiente. Neste projeto buscamos envolver toda a escola, pais e comunidade.

Projeto Hora da História

Toda as SextasFeiras realizamos uma ação que é muito esperado por todos na escola. Temos o momento da Hora da História, com Teatro, Encenação, Contação e Musicais com temáticas variadas promovendo a interação entre todos os agrupamentos.

Valorizamos nesses encontros a relação e a socialização, elementos que são fundamentais na primeira infância.

Projeto Leitura

A possibilidade do convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização. A criança, quando ouve uma história, manuseia o livro, tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque através das histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, favorecendo a criatividade e a atenção.

A leitura permite participar, observar e criticar aquilo que lhe é imposto como útil ou necessário. Para desenvolver o gosto pela leitura, desde a infância é importante que a criança se familiarize com os livros, com os mundos mágicos e imaginários. Á hora da leitura oportuniza a criança desenvolver o sentido ético, estético e de formação. Ela projeta o seu próprio mundo e, ao representá-lo encontra maneiras diversas de expressar o que sente.

 

Reunião de Família e Educadores / Mostra Cultural e Oficina de Artes.

Reunião de Família e Educadores: Momento primordial que favorece e aproxima a relação família/criança e escola.

Mostra Cultural/ EXPONAVE: Exposição dos registros, vivências e projetos das crianças e turmas realizados durante o ano letivo.

Oficina de Artes: Momento de interação entre a criança, família e a escola, alicerçando a parceria, a relação, o diálogo e o envolvimento através das Oficinas de Artes.

Encontros Festivos

Família e Escola em parceria, fortalecendo os laços que contribuem e alicerçam o diálogo e a interação, fatores primordiais na construção de uma educação para todos.

Nossos encontros festivos são cercados de alegria e encantamento em que as famílias e as crianças se envolvem nas apresentações e danças participando ativamente, sendo um fator que favorece muito essas relações promovendo o fortalecimento os vínculos afetivos entre os atores envolvidos nesse processo.

Relato da Família

“É com muito amor que eu falo dessa escola!”

No ano de 2019 foi o primeiro da Melissa na escola, confesso que foi uma adaptação difícil, pra mim como mãe e pra ela, em que alguns dias se despedir era difícil e ela chorava, as tias tinham toda a paciência do mundo, pegavam no colo, conversavam e assim ela ficava bem, e eu também voltava pra casa com o coração em paz e cada vez mais confiante e feliz. No final do dia, ela voltava pra casa toda feliz e cheia de histórias para contar.  A Melissa teve um passo muito grande no desenvolvimento, na fala, na comunicação com outras crianças, se alimentar sozinha, se relacionar com as pessoas, participar de atividades e brincadeiras em equipe, saber dividir brinquedos e alimentos, entre tantos outros pontos extremamente positivos. Sem contar também, tantos momentos especiais que a escola nos proporcionou, com atividades interativas de pais e filhos, apresentações e comemorações com momentos lindos nos permitindo participar desses ao lado dela, é ela fica mega feliz.

Agora em 2020, está iniciando a alfabetização, aprendendo escrever e conhecer as letras, os números e as primeiras palavrinhas. Nós, pais, nos sentimos orgulhosos por nossa filha. A escola sempre à acolheu com tanto amor, carinho, dedicação, cuidado, respeito e paciência com nossa pequena preciosa e somos gratos por isso. Essa fase dela nunca voltará, e sou feliz por saber que ela iniciou sua jornada escolar em um lugar tão especial.

Sarah, mamãe da Melissa Andrietta de Carvalho

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 3326-2359
Email: chance@chance.org.br
R NELSON HOSSRI0, 229 | SALA 02 E 03
Conj. Habitacional Vila Reggio - 13067-640
Campinas - SP - 13067-640

Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação 

© CHANCE Internacional – All Rights Reserved 2020

plugins premium WordPress