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Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

Características da Região

O CEI Governador Eduardo Henrique Accioly Campos, está  localizado na região Norte do Município de Campinas.  Historicamente, a região conhecida como ‘Amarais’ está ligada  a  lutas  e mobilizações sociais importantes e ricas para a  história da cidade.. Como na maioria das grandes áreas  metropolitanas a maior parte da população que compõe a  região onde a escola está situada é de migrantes, vindos do  Nordeste, Minas gerais e outras regiões do Estado de São  Paulo. O bairro está instalado entre a Rodovia D. Pedro I e o  acesso ao Bairro Matão. A Unidade Educacional foi inaugurada  no dia 11 de abril de 2015 com a finalidade de atender crianças  da Educação Infantil na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.  Além do Bairro Vila Esperança, a unidade recebe crianças dos  bairros vizinhos, como Jardim São Marcos, Santa Mônica,  Jardim Campineiro e San Martin que há muito tempo  esperavam investimentos que gerassem vagas para a  Educação Infantil.

Localização da Unidade

O CEI Gov. Eduardo Henrique Accioly Campos está  localizado à Rua: André Grabóis, S/N, Vila Esperança em  Campinas no Estado de São Paulo CEP: 13082-601

Horário de Funcionamento: 7h às 18h

A capacidade do CEI Gov. Eduardo H. A. Campos é para  atender 326 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.O entorno da  Unidade está urbanizado, asfaltado, contendo espaço de lazer com  teatro, quadras, rampas de skate, parque infantil, posto de saúde e  comércio. Atualmente o bairro conta com iluminação e rede de esgoto  e está em constante mudanças significativas para acolher a  comunidade.

Constituída por uma comunidade de baixa renda, a região apresenta  os desafios sociais próprios de áreas com tais características, como, o  subemprego e o desemprego, com todas as suas consequências  sociais negativas. Em contrapartida encontramos aqui uma população  disposta a contribuir com o desenvolvimento da escola.

Nome da Escola - Homenagem​

O CEI Gov. Eduardo Henrique Accioly Campos está  localizado à Rua: André Grabóis, S/N, Vila Esperança em  Campinas no Estado de São Paulo CEP: 13082-601

Horário de Funcionamento: 7h às 18h

A capacidade do CEI Gov. Eduardo H. A. Campos é para  atender 326 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.O entorno da  Unidade está urbanizado, asfaltado, contendo espaço de lazer com  teatro, quadras, rampas de skate, parque infantil, posto de saúde e  comércio. Atualmente o bairro conta com iluminação e rede de esgoto  e está em constante mudanças significativas para acolher a  comunidade.

Constituída por uma comunidade de baixa renda, a região apresenta  os desafios sociais próprios de áreas com tais características, como, o  subemprego e o desemprego, com todas as suas consequências  sociais negativas. Em contrapartida encontramos aqui uma população  disposta a contribuir com o desenvolvimento da escola.

Equipe de Funcionários do CEI Gov. Eduardo Henrique Accioly Campos

Equipe gestora

Da esquerda para direita: Cláudia (Diretora) e Iracema (Coord. Pedagógica).

Professoras

Da esquerda para direita: Professoras Eliana, Ana Cláudia, Adriana, Mariana. Rosilane e Amanda.

Monitoras / Agentes de Educação Infantil

Da esquerda para direita: Professoras Eliana, Ana Cláudia, Adriana, Mariana. Rosilane e Amanda.
Da esquerda para direita: Heleren, Geisiani, Cláudia, Paula, Maria Helena, Stephane e Amanda.
Da esquerda para direita: Beatriz, Camila, Naylane, Ediezi, Mariana (professora), Gilvoneide, Luciana e Stefani.

Equipe de Administrativo

Da esquerda para direita: André e Matheus.

Cozinha

Equipe da cozinha: da esquerda para a direita - Sueli (cozinheira), Iracema (coord. pedag.), Miqueline (aux. de coz.), Cláudia (diretora), Sinezia (aux. de coz.) e (aux. de coz.) Cássia.

Portaria / Limpeza

Equipe da Limpeza: da esquerda para a direita - Rosilene, Luciana e Geni.

Equipe de apoio

Equipe de Apoio: da esquerda para a direita - Anderson (Auxiliar de Serviços Gerais) e Elton (Portaria).

Inauguração da Unidade

As famílias atendidas pelo CEI sinalizam que uma das melhorias que  mais impactou a comunidade foi a construção e inauguração da  escola, a urbanização e pavimentação do bairro, obras realizadas pela  a Prefeitura Municipal de Campinas, visto que a grande maioria das  famílias desejavam ter vagas para atendimento das crianças em uma  creche próxima à sua residência. O CEI Eduardo Campos veio então  para garantir às crianças esse direito, e proporcionar aos seus pais e  familiares a possibilidade de poder acompanhar mais de perto a vida  escolar de seus filhos.

Parceiros

Guarda Municipal de  Campinas e Centro Educacional Unificado (CEU)

O CEI tem uma relação de parceria com a rede Intersetorial Amarais, grupo  composto por diversos representantes dos setores públicos da região (Saúde,  Educação, Assistência Social e líderes da comunidade), na busca de  articulação, conhecimento, ações coletivas e tomadas de decisão visando a  garantia de direitos de toda a comunidade. Compreendemos essa rede como  potente para a ação coletiva permitindo a participação de todos na busca de  integração das ações dos diversos grupos e setores sociais. Na parceria com  os Centros de Saúde do São Marcos e Santa Mônica, o CEI busca  desenvolver ações de prevenção e saúde às crianças e comunidade. A  Guarda Municipal também é um dos mecanismos de apoio às necessidades  surgidas no cotidiano escolar por meio de visitas periódicas à unidade. E o  Centro Educacional Unificado (CEU), espaço coletivo da comunidade  contendo teatro, quadras, pistas de skate, sendo este um espaço  compartilhado pelas crianças do CEI e suas famílias em diferentes momentos.

Previdente Treinamentos

  • Brigada de Incêndio O curso de brigada de incêndio acontece anualmente, com o objetivo de fornecer informações teóricas e práticas, para  formação dos funcionários da unidade escolar na  prevenção e combate a incêndios.
  • Equipamentos de Proteção Individual EPI: Através desses treinamentos os funcionários (gestores, professores, monitores, equipe de apoio  e administrativo) compreendem a importância  desses equipamentos de proteção individual e são  orientados ao modo correto de uso de cada EPI.
  • Curso de Primeiros Socorros: Traz de forma efetiva orientações sobre os primeiros atendimentos a serem realizados em situações de  emergência, visando a manutenção da vida, até a  chegada do socorro especializado.

Encontros Formativos das Equipes

Compreende-se que o espaço da formação dos profissionais constitui-se como um  momento privilegiado, onde se deve estar voltado para a discussão e conhecimento  de temas e assuntos que representam desafios ao trabalho pedagógico no cotidiano  das relações entre profissionais, crianças e famílias. Estes estudos têm propiciado  discussões sobre as diferentes concepções de criança, de infância e de educação  infantil, contribuindo assim para o crescimento de toda equipe educacional. Assim, a  formação continuada configura-se em um espaço de aprendizagem, trocas e  debates, onde cada profissional pode contribuir sobre o fazer pedagógico e construir  novos conhecimentos e modos de ensino-aprendizagem, pensando na criança como  centro de sua ação.

Proposta Pedagógica

A proposta curricular da unidade está baseada na prática de  Reggio Emilia, que tem como propulsor o pedagogo Lóris Malaguzzi,  que propõe à escola reflexões acerca da criança como sujeito  pensante, protagonista de seu conhecimento e trazendo propostas de  resgate da infância, utilizando para isto a “Pedagogia da Escuta”.

Desta maneira, a instituição compreende que o universo infantil como  um todo, converge para que as aprendizagens necessárias  aconteçam, proporcionando as crianças vivências que envolvam as  múltiplas linguagens (Corporal, musical, plástica, matemática, oral e  escrita) o que possibilita a elas estabelecer relações, levantar  hipóteses e confrontar ideias.

Baseada nesta proposta, o CEI realiza ao longo do ano diversos  eventos pedagógicos e abre as portas para receber as famílias para  compartilhar, vivenciar e experimentar o cotidiano escolar junto às  crianças, proporcionando momentos de interação e trocas entre  família e escola.

Os Campos de experiência na escola

“A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.”
Loris malaguzzi


Os Campos de Experiência são os arranjos curriculares que  acolhem as situaçòes e experiências concretas da vida cotidiana  das crianças e seus saberes, possibilitando que elas aprendam e  se desenvolvam. Eles enfatizam noções, habilidades, atitudes,  valores e afetos que as crianças devem desenvolver e buscam  garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem  pequenas e crianças pequenas, tendo como objetivo o  desenvolvimento integral destas, ou seja, o conhecimento vem  com a experiência que cada criança viverá no ambiente e no  cotidiano escolar. Considerando esses saberes e conhecimentos,  a prática pedagógica do CEI Gov.Eduardo Campos se organiza  da seguinte forma:

O eu, o outro e o nós

“É na primeira infância, convivendo com seus pares, que  as crianças pequenas começam a constituir um modo  próprio de ser, sentir e pensar, além de conceber a  construção da identidade, da subjetividade, das relações,  das relações interpessoais, da sensação de pertencimento  a um grupo.”

Corpo e movimento

O corpo é uma das formas da criança expressar a sua  individualidade, reconhecer a si mesma e perceber as coisas  que a cerca. As vivências corporais favorecem a aprendizagem,  uma vez que por meio das quais pode-se experimentar  sensações e explorar o movimento e o limite do corpo e do  espaço adquirindo um saber concreto de maneira significativa  para as crianças.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

A criança é um sujeito que está sempre ativo em suas  relações e interações e a partir disso, interage com o  mundo e dá significado à este, tornando a aprendizagem  uma forma de dar sentido às suas experiências e  vivências, colocando seu pensamento, imaginação e ação  em potencial de desenvolvimento.

Traços, sons, cores e formas

Os sentidos permitem que a criança pequena aprenda e se  construa, que seus traços componham sua história e dê  cores ao seu universo, transformando tudo isso em  aprendizagem. a Escola preza por criar este espaço onde as  crianças utilizem todos estes elementos com ludicidade e  vivenciem novas descobertas.

Espaços e transformações

Os espaços são construídos e constituídos de  maneira que a criança possa interagirtransformar o meio que a cerca, possibilitando a a  experiência entre a criança e o ambiente em que  está seja modificado.

“[…] uma experiência é sempre o que é por causa
de uma transação acontecendo entre um  indivíduo e o
que, no momento, constitui seu ambiente.”
DEWEY, 2010.

Espaço como Educador

O espaço é um lugar onde as crianças podem brincar, criar  e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e  independentes, então nessa perspectiva torna-se necessário  oferecer um ambiente acolhedor e prazeroso, que seja  organizado de acordo com a faixa etária das crianças, na  intencionalidade de proporcionar desafios cognitivos e  motores que as farão avançar no desenvolvimento de suas  potencialidades. As crianças nestes espaços são os  verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilitam  descobertas pessoais num espaço onde será realizado um  trabalho individualmente ou em pequenos grupos.

Valorizamos o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre as pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente  atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividades, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva (…)”  MALAGUZZI, 1999.

Sala de aula: Lugar de muitas possibilidades!

Na sala de aula, foi criado um espaço com diversos  materiais não convencionais, com a proposta de  que as crianças descobrem novas possibilidades a partir deles.

Utilizamos tulês e tecidos transparentes, permitindo que observem através de suas transparências,  similaridades e diferenças.

Além de todas as demais funções que a sala de aula tem o longo da rotina do cotidiano  escolar (rodas, atividades, brincadeiras,  descanso e etc), é possível modificar este  espaço ressignificando-o.

Quanto maior for a consciência das nossas práticas  pedagógicas, maior a nossa possibilidade de mudar por  meio da construção de um novo espaço, no qual um  discurso ou contradiscurso alternativo pode ser  estabelecido para produzir nova prática” DAHLBERG,  MOSS e PENCE, 2003.

Corredor externo gramado da escola: Exposição de Quadros

Exposição de quadros organizada pelos  educadores para propiciar a vivência de  ‘exposição de artes’ na escola.

As crianças caminham e observam tudo com grande encantamento, deslumbradas com esta  novidade proposta a partir da modificação de  um ambiente escolar.

Apreciando o quadro, sentindo sua textura,  formato e material.

O objetivo da exposição foi despertar nas  crianças o gosto pela pintura e pelas obras de  arte.

Um mesmo espaço modificado nos proporciona  outras  possibilidades  e novas experiências. Isso foi o que aconteceu em  nosso corredor gramado, na lateral de nossa  escola.

Espaço sensorial e de brincadeiras

As possibilidades de interação com os objetos contidos no  espaço são muitas e ampliam as interações entre os pares.  As materialidades disponibilizadas ali são desde tecidos,  penas, folhas, acrílico, elástico, metais, ampliando o  conhecimento de mundo dos sujeitos escolares.

Sentir, se relacionar, apreciar, testar hipótesis, descobrir movimentos, entre tantas outras possibilidades que um  espaço planejado pode criar aos seus protagonistas são  experimentados.

Estação das sensações

Aqui está nossa “Casinha de boneca”, transformada em um outro  ambiente.

A construção desse espaço foi minuciosamente pensada para  potencializar as descobertas das crianças, a inventividade em  meio aos elementos oferecidos, bem como que fosse prazeroso  e atrativo, tudo isso por meio dos seus sentidos e sensaçòes.

Estímulos como sachês com diferentes odores para aguçar o  olfato (chás, temperos, talco, essências, etc). no chão, a  oposição entre o macio (presente na farinha de fubá) e o áspero  (das lixas), espelhos para ver a própria imagem e interagir com  os amigos e o som de músicas que apresentavam diferentes  ritmos e sonoridades.

Panos com transparência e de diferentes cores, um quadro  abstrato de isopor colorido com palitos e bolinhas de isopor  pintadas para que as crianças pudessem fazer intervenções e  observações visuais.

Projeto Horta Experimental

Os solários das salas são espaços que permitem muitas  ações e modificações.

Aqui o lugar ganhou faixas longas de tecidos em cores diversificadas, formando uma meia tenda  vazada;

O chão foi forrado por colchonetes e o playground com  circuito espumado foi disponibilizado para que os bebês explorassem seus movimentos em um ambiente  aconchegante e estimulante.

Além disto, foram colocados pneus no chão e penduradas

garrafas sensoriais nas janelas, aumentando as  possibilidades das crianças.

Alimentação

A alimentação é parte importante na rotina escolar. Por este  motivo temos investido tempo e ações para que a refeição  também seja um momento educativo, que agregue  conhecimentos e proporcione novas experiências. Trabalhamos  com a pirâmide alimentar junto às crianças e buscamos  educá-las da importância de uma alimentação saudável. Além  disso, temos apresentado por meio de uma cesta com os  alimentos in natura preparada pela equipe da cozinha e  possibilitado que os pequenos conheçam os alimentos como são  anteriormente ao seu cozimento. Incentivamos a autonomia nos  momentos de refeições e prestamos o auxílio quando  necessário. Respeitamos o tempo e as peculiaridades das  crianças, buscando estratégias para que experimentem e  englobem ao seu cardápio pessoal novos alimentos.

“A cozinha surge como um espaço potente de experiências, em quecriança circula e relaciona-se com os processos ritualísticos da  alimentação, podendo conhecer e se encantar pela comida, seus ciclossuas formas, cores e odores. Pode, enfim, descobrir a beleza que habita  as práticas de alimentação e dar valor à comida de verdade“.
Carolina Prestes

Comemoração dos Aniversariantes

Realizamos a cada bimestre a comemoração de aniversário  de todas as crianças matriculadas na unidade escolar. Essa  celebração é compreendida como proposta educativo-afetiva,  de caráter formativo e ético, com objetivo de fortalecer os  vínculos existentes entre criança-criança e criança-adulto,  possibilitando as lembranças afetivas vivenciadas neste  ambiente. Acreditamos que a busca do resgate por essa data  na vida de cada criança deixam marcas positivas em suas  memórias.

Momento Cultural

A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais  para o indivíduo, sendo elas, o senso crítico, a sensibilidade,  a criatividade e as emoções. Estas atitudes estão  intrinsecamente ligadas a vida do ser humano, necessitando  ser ludicamente introduzida ao cotidiano da criança como  instrumento de leitura do mundo e de si mesma. O contato  com a cultura por meio de peças teatrais, a auto expressão da  criança, possibilita e estimula o exercício de suas  capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginações.  Cabe aos educadores resgatar o “faz de conta” no conteúdo  teatral, a imaginação e a criatividade na qual serão as  ferramentas principais para trabalhar a expressividade cênica.  Imitar, criar, ensinar, imaginar são composições do nosso  momento cultural, que desenvolve na prática a auto  expressão da criança que contribuirá para sua formação.

Projeto Inclusivo

Inclusão significa acolher todas as pessoas, sem exceção, independentemente de  classe social, cor ou condições físicas e psicológicas. Quando se trata de um projeto  de inclusão deve-se incluir toda comunidade escolar. Desta forma, um projeto  inclusivo é aquele que respeita todas as diferenças e diversidades e se adapta  conforme as necessidades surjam ao longo do período. Ou seja, o atendimento na  Educação Especial tem o objetivo de romper barreiras, respeitar as diferenças e  oportunizar uma aprendizagem significativa. Aqui a Professora está fazendo a  contação de história “Esta é Silvia” de autoria de Jeanne Willians, que conta sobre  uma menina que se diverte, brinca e interage e faz tudo isso sendo cadeirante,  buscando assim, quebrar preconceitos e trazer que todos são iguais.

Eventos com as Famílias

Somente os processos participativos produzem um significado  concreto e duradouro no desenvolvimento social e individual  das crianças. A parceria entre escola e família se efetivou  através de uma intervenção planejada e consciente, onde a  escola criou espaços de reflexão e experiências de vida,  estabelecendo a aproximação entre essas duas Instituições.

“A ênfase é colocada em vê-las com sujeitos únicos com direitos, em vez de  simplesmente com necessidades. Elas têm potencial, plasticidade, desejo de crescer, curiosidades, capacidade de maravilharem-se e de relacionarem-se com  outras pessoas e de comunicarem-se.” RINALDI, 1999.

Festa da Família e Oficinas

A parceria entre a família e escola é essencial para a  formação das crianças. Quando os pais são presentes e a  escola faz o possível para fortalecer esses vínculos, quem  ganha são os pequenos. Reconhecemos que as famílias são  nossas parceiras na educação, e por isso consideramos  importante trazê-las para dentro da escola. Sendo assim, a  família e a escola são duas instituições fundamentais para a  construção de uma sociedade democrática e cidadã.

Exponave

Anualmente a escola é organizada e aberta para mostrar ao  público em geral àquilo que foi trabalhado ao longo do ano,  conhecida como EXPONAVE, com exposições de todo o  material produzido pelas crianças . Este é um momento muito  especial no contexto escolar, pois as crianças aguardam com  ansiedade por compartilharem com suas famílias o que  fizeram, trazendo de forma visual as explicações para os  diversos contextos de aprendizagem que percorreram  individualmente e coletivamente.

Festa de encerramento

A Festa de Encerramento é um momento único, que partilha  momentos de alegria e emoção. As apresentações trazem  músicas de diversos momentos da história, despertando  consigo memórias de todo o ano, das amizades e vínculos,  das pessoas que fazem parte de toda a trajetória de cada  criança neste percurso do ano letivo, além de evidenciar a  parceria formada pela família e a escola.

Painel Informativo

A documentação pedagógica tem sido apresentada como  elemento necessário à melhoria do trabalho pedagógico.  Registrar acontecimentos, fotografar situações do cotidiano,  selecionar produções das crianças e com elas construir  memória sobre uma experiência têm sido práticas cada vez  mais frequentes na unidade escolar. O objetivo dessa forma de  documentação é compartilhar observações e reflexões tecidas  em especial a partir da atividades realizadas, portanto,  buscamos através desses painéis de fotos, comunicar a todos  os sujeitos escolares aquilo que acontece no cotidiano da  escola.

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 3326-2359
Email: chance@chance.org.br
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