LOGO-top-menu-MENOR

Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

Características da Região

A Macrorregião Sudoeste possui um forte Distrito Industrial, localizada em uma extensa área de 98,92 Km2, concentra mais de 30 empresas de grande porte e multinacionais, gera 8.268 empregados e uma renda total de 2,6 bilhões anuais.

Outro importante pólo de desenvolvimento localizado na Macrorregião Sudeste é a área próxima ao Aeroporto de Viracopos, que com sua ampliação trará modernidade e melhora na infraestrutura local.

Apesar de estar localizada um pouco distante do centro de Campinas, possui patrimônios históricos, culturais e naturais representados por pontos turísticos, como: Casa de Cultura Fazenda Roseira, Parque Linear do Rio Capivari e Parque União.

Outras estruturas físicas complementam a região oferecendo diversos serviços para seus moradores, como: feiras, escolas, centros de saúde e hospitais públicos, como o Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Localização da Unidade Escolar

A CEI Nave Mãe Dra Zilda Arns está localizada na  Rua: Rua Nehme Antônio Haddad nº 375 Bairro: Parque das Indústrias

Telefone: 3265 – 2508 em Campinas no Estado de São Paulo CEP: 13056-081

Horário de Funcionamento: 07:00 às 18:00

A capacidade do CEI é para atender 422 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

A partir de 2010, com o funcionamento do Centro de Educação Infantil Dra. Zilda Arns, iniciou – se o atendimento no bairro Parque das Indústrias a uma parcela da demanda da Educação Infantil, a partir de Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Organização Social Chance Internacional. O CEI Dra. Zilda Arns, desde o seu surgimento, vem atendendo crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Esta unidade está localizada no Distrito Industrial em Campinas, o bairro vem apresentando um desenvolvimento crescente relacionado a aeroporto, indústrias, comércios, posto de saúde, escolas, empreendimentos imobiliários (condomínios de apartamentos), criação do corredor BRT Amoreiras – Rui Rodrigues, saneamento básico e asfalto.   A região é muito promissora. Ao lado da unidade passa o córrego Estiva e estende-se até outros bairros da região. Os bairros vizinhos são: Parque Planalto de Viracopos, Jardim Adhemar de Barros, Jardim Esplanada, Jardim São Cristóvão, Jardim Aeroporto, Jardim Aeronave, Jardim São Pedro de Viracopos que estão entre o Aeroporto Internacional de Viracopos e os seis Dics de conjunto habitacional desta região. A prefeitura realizou a implantação de um espaço com aparelhos de exercícios físicos para a terceira idade atrás da unidade e no quarteirão seguinte construiu uma praça com diversidade de atividades. A comunidade passou então, a usufruir de academia ao ar livre, com aparelhos para exercícios físicos, pista de caminhada, rampa de skate, playground, quadra de futebol de areia e uma área arborizada e iluminada.

Nome da Escola - Homenagem

Centro de Educação Infantil empresta o nome da grande Médica Pediatra e Sanitarista Drª Zilda Arns, Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança (criada em 1983), um programa de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

No início era só um grupo de voluntários do Paraná, com o objetivo de ajudar famílias pobres a evitar a mortalidade infantil com a disseminação do uso do soro caseiro. O trabalho começou na pequena cidade de Florestópolis, no Paraná. Zilda Arns se manteve à frente da Pastoral, ao longo de 25 anos, expandiu o programa que chegou a alcançar 72% do território Nacional, além de vinte países na América Latina, Ásia e África. O trabalho foi fundamental para reduzir a mortalidade infantil, levando Zilda Arns a receber a indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.  Uma grande mulher que marcou a história de nosso País e de tantas vidas.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Dra Zilda Arns, localizado no Parque das Industrias, foi inaugurado na manhã da segunda-feira, dia 07 de junho de 2010 pelo, então, prefeito Hélio de Oliveira Santos e o secretário de Educação José Tadeu Jorge.

10 Anos de muito Trabalho construindo lindas Histórias

Um Pouco de sua História

No ano de 2020 a CEI Nave Mãe Drª Zilda Arns completa 10 anos de existência sob a administração da Organização Social CHANCE Internacional.

Sua inauguração se deu em junho de 2010, e a unidade foi aberta para o início das atividades no dia 16 de agosto, atendendo 306 crianças, tendo como Equipe Gestora Fernanda Vieira dos Santos (diretora) e Christiane Rebelo Moschetta (coordenadora pedagógica). Foram cinco meses de grandes desafios, que por meio da dedicação de toda a equipe escolar, conseguimos ultrapassar e assim, escrevermos uma história pautada no profissionalismo, comprometimento, afeto e carinho.

Ao longo desses 10 anos, foram realizadas atividades diversificadas para atender e envolver a Comunidade e as Famílias das crianças atendidas. Construímos muitas histórias, marcamos vidas e também fomos marcados por cada criança através de sua fala, seus gestos de carinho e afeto a nossa equipe. Como é bom poder fazer parte da vida de cada criança.

Contamos com parcerias importantes para a realização do trabalho a SME, o Ceasa e o Posto de Saúde São Cristovão.

Hoje em 2020 atendemos 422 crianças com uma equipe de 53 funcionários.

Equipe de Funcionários do Cei Nave Mãe Dra Zilda Arns

Equipe gestora

Christiane (Diretora Educacional), Rogério (Vice-diretor) e Jaqueline (Coordenadora Pedagógica)

Professoras

Ana Caroline, Bruna, Mayara e Elen
Priscila, Samara, Paula e Rosângela

Agentes de Educação Infantil

Ana Paula, Williane e Luana
Carla, Lais e Valéria
Aline, Leticia, Viviane e Juliana
Lívia, Thais, Isabela e Maria Carolina
Ana Paula, Luciana, Taimara e Fernanda

Cozinha

Claudete, Vauleide e Heloisa

Limpeza

Maria, Sônia e Rute

Manutenção Predial/Portaria

Moisés e Natalino

Auxiliar Administrativo/Secretaria

Roberta (adm/secretaria)

Integração Escola e Comunidade

A parceria entre família e escola é importante, entendendo essa máxima, procuramos durante o ano de 2019 estratégias que efetivassem a participação das famílias no contexto escolar de seus filhos e o acompanhamento dos trabalhos realizados em nossa unidade. Envolvemos as famílias em todos os projetos, enviamos resumo do que estava sendo trabalhado em sala com as crianças e eles participaram de forma efetiva das atividades enviadas para casa.

Contamos também com três encontros de reunião de pais, com o intuito de orientar e buscar a interação da família no contexto escolar de forma a contribuir para o desenvolvimento das crianças e a organização escolar. No fim do ano realizamos uma reunião com os pais de matrículas novas, a fim de ajudá-los a entender como funciona a organização da escola, como são trabalhados os projetos em nossa unidade, o que esperar do desenvolvimento de seus filhos, quais os horários de funcionamento. Nesta reunião também conversamos sobre a alimentação escolar, transporte escolar, caderno de recados, parceria família e escola, participação dos pais nas atividades de nossa escola, pertences das crianças, mordidas e os conflitos. Através desta reunião sentimos que no inicio do ano as famílias estavam mais ativas e abertas as propostas de trabalho.

 

Parceiros

● Posto Saúde São Cristovão

Esta parceria tem trazudo resultados significativos para toda a comunidade escolar, a equipe do Posto de Saúde tem abordado com as famílias palestras informativas com os seguintes temas: “Doenças Respiratórias” e “Orientação da prevenção à Cárie”.
Esta parceria valida as ações junto a comunidade, percebemos as famílias mais conscientes sobre os assuntos abordados.
A escola assim como afirma Durkhein, 2011 “Esta é a obra da Educação, cuja a grandeza podemos reconhecer. Ela não se limita a reforçar as tendências, ou seja, desenvolve potencialidades ocultas. Ela cria um novo ser humano”. Deste modo acreditamos que o ambiente escolar é um espaço significativo de aprendizagem e propiciar ações que façam com que elas se desenvolvam por completo é uma forma muito significativa de ajudar as crianças a evoluírem compreendendo a importância dos cuidados consigo, com o outro e a viver em comunidade.

Contamos também com a participação da Dentista do Centro De Saúde São Cristóvão, que realiza uma avaliação das crianças e organiza um atendimento posteriormente no posto de saúde, para acompanhar e ajudar as crianças no que for necessário.

Com esta parceria é possível promover a educação e a saúde bucal das crianças, criando hábitos saudáveis através do uso de materiais lúdicos e educativos.
Acreditamos que a escola é o ambiente ideal para que as crianças criem e cultivem bons hábitos de cuidados de si, pois é neste ambiente que passam grande parte de seus dias e com certeza serão estes os hábitos que as acompanharão por toda vida.

● Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água  Saneamento):

O programa “Minha Escola na Sanasa” tem como objetivo de maneira lúdica e interativa conscientizar as crianças de como evitar a proliferação do mosquito da dengue, o uso consciente da água e o descarte correto do lixo.

A escola tem o compromisso durante todo o ano letivo de falar e abordar o assunto, com atividades, músicas, teatros e confecções com as crianças de maquetes e cartazes, alertando de forma educativa os riscos da dengue.

● Correios

Contamos com a parceria do Correios de nossa região, para a realização de um de nossos projetos, onde trabalhamos com a saça sobre as profissiões, perpassamos sobre a importancia da atividade desse profissional para toda a população e as crianças puderam tirar algumas dúvidas referente a essa prática.
Após essa visita o grupo escreveu uma carta para a escola  EMEF/EJA Maria Pavanatti Fávaro,  localizada em  nosso bairro, para esclarecem algumas questões sobre como é estudar no primeiro ano, após a escrita encaminhamos a carta para a unidade, que nos respondeu  com muito carinho nos enviando muitos desenhos que retratavam como era a escola deles.

● Guarda Municipal de Campinas:

Canil da GMC apresenta número com cães “Show Dog” nesta proposta, as crianças podem observar toda a destreza dos cachorros em saltar e ultrapassar barreiras. Também são evidenciadas as crianças, como eles conseguem encontrar objetos escondidos apenas sentindo o cheiro.

Interação- Nossa unidade durante esta atividade foi imensamente agraciada por estes animais dóceis e treinados que interagiram com as crianças brincando com todas, por sua vez, as crianças retribuíram fazendo carinho nos cachorros como forma de agradecimento.

Brigada de Incêndio – Contamos anualmente com o curso da Brigada de Incendio, onde o grupo recebe orientaçõesa cerca de como agir em situações de incendios e prevenções dos mesmos. È realziado também algumas práticas junto a equipe para que elas tenham ainda mais confiança e saibam de fato como agir.

Equipamentos de Proteção Individual EPINesta proposta a equipe recebe orientações a cerca dos materiais de EPI, visando compreender a importancia do uso desses elementos para o exercício das atividades.

Curso de Primeiros SocorrosEste curso visa trazer a equipe um exclarecimento a cerca da atenção e a possibilidade de primeiros socorros em situações diversas com o objetivo da manutenção da vida, até a chegada do socorro especializado.

Formações/ Encontros da Equipe

Na educação infantil, entendemos a importância de se ter um profissional capacitado e qualificado para o exercício de suas práticas junto às crianças. Deste modo, vemos a formação continuada como uma grande ferramenta de aprendizagem e atualização profissional, que quando bem trabalhada e estruturada, colabora para o crescimento da equipe quanto ao oferecimento dos cuidados, atividades pedagógicas e acompanhamento do desenvolvimento infantil. Contamos com encontros semanais de formação com as equipes e anualmente uma formação coletiva com temas relacionados à educação.

Inspiração e Fundamentação Pedagógica

“A Criança é feita de Cem!”
Neste poema, Malaguzzi aborda uma síntese significativa do “Ser Criança”, em sua originalidade e inteireza. Vislumbrando a compreensão de que se trata de uma criança potente, protagonista de forma ativa de seu processo de desenvolvimento.
Onde procuramos promover, com muita dedicação e pesquisa, uma educação que cuida e um cuidado que promova educação.

Espaços Pedagógicos

Nossos espaços foram planejados e reorganizados de modo a contribuir para que as crianças socializassem umas com as outras e com objetos diferenciados, essa proposta contribuiu para que as crianças recebessem estímulos lúdicos e motores. Entende-se que, para que esses objetivos sejam alcançados é necessário que a organização das atividades no tempo e no espaço assegure, para além do reconhecimento das especificidades etárias ou da utilização ampla dos espaços externos ou internos, o direito a ser criança, e ao reconhecimento da importância da sua participação ativa neste processo. O ambiente escolar deve garantir que a criança se desenvolva em suas múltiplas linguagens e como ser ativo de seu desenvolvimento.

Cantinhos Pedagógicos

A proposta de cantinhos pedagógicos está inserida em nosso pátio e também nas salas de aula, acreditamos que a criança deve ser estimula de inúmeras maneiras e essa linha de trabalho favorece essa autonomia de escolha da criança, que por sua vez tem mais oportunidades para a criança desenvolver sua criatividade e interagir com seus pares.

Sala de aula

A ambientação da sala de aula é estudada e planejada pela professora e sua equipe, mas a sua construção é realizada com a participação das crianças de acordo com cada faixa etária. A ideia é manter cantinhos, um espaço para exposição dos trabalhos e registros, armários para organizar materiais pedagógicos, e usar a criatividade em mapear o projeto da sala, valorizando um espaço de descobertas e aprendizagens.

 

Pátio Coberto

Trata-se de um espaço propício para brincadeiras em dias de chuva, que conta com brinquedos que ajudam no desenvolvimento da coordenação mortora fina e grossa. Em nossa unidade este espaço conta com cantinhos pedagógicos que favorecem a interação de todas as crianças da unidade. Há também um palco para apresentações treatrais e musicas. Todas as quintas-feiras, organizamos apresentações dos agrupamentos para todas as crianças e funcionários contando com elementos encantadores, como na foto ao lado da ciranda da saia.

As crianças têm a liberdade de interação e de escolha para transitar pelos brinquedos e construir histórias junto a seus colegas de turma. Nesses espaços são empreendidas ações relacionadas ao desenvolvimento psicomotor e às relações interpessoais envolvendo todas as crianças, dentro da proposta.

Parque / Quiosque/ Área Externa

 Os espaços externos de nossa unidade contam com uma diversidade de ambientes. Enxergamos nele uma extensão da sala de aula, trata-se de uma potente ferramenta que viabiliza o desenvolvimento da criança bem como o contato com o meio. Em nossa Unidade esse espaço é bem arborizado, há canteiros e muito gramado sendo utilizado para várias propostas.

Tanque de areia

O tanque de areia é um espaço que favorece de forma prazerosa a possibilidade de inventar brincadeiras, exercitar a concentração e a socialização. Nele a criança pode desenvolver seu sensório motor, desenvolve a coordenação motora fina e grossa e estimula a concentração

Refeitório

Um espaço para a socialização e desenvolvimento das noções de autonomia e de convívio/cidadania. Nestes espaços as crianças realizam suas refeições e atividades de culinária. As refeições são servidas em escala de horários para que todas as turmas sejam atendidas de forma oganizada. As refeições são preparadas pela equipe de cozinheiras que são acompanhadas e orientadas pela Nutricionista do CEASA – Campinas.

Realizamos com as crianças do Agrupamento III o auto-servimento que contribuiu para a construção da autonomia, a diminuição do desperdício e o favorecimento de uma alimentação saudável pautada na experimentação de diversificados alimentos.

Neste espaço organizamos também toda ultima sexta – feira do mês a comemoração dos aniversariantes do mês. Uma oportunidade de celebração junto aos colegas e turma, onde toda comunidade escolar se organiza para ajudar.

 

Projetos Pedagógicos

Nosso tema Gerador para o ano de 2019 foi “Infância, tempo de descobertas”. Propusemos a efetivação do projeto “escuta ativa das crianças”, em que as propostas nasciam do interesse das crianças, valorizando suas escolhas, de modo que, os projetos fossem ainda mais significativos.

Projeto Inclusão

Neste ano de 2019, o trabalho desenvolvido pela Professora de Educação Especial contou com a participação da professora de referência do grupo e o apoio e acompanhamento da coordenação pedagógica, de modo a conseguir ajudar a criança a desenvolver-se da melhor forma possível. Foram organizadas atividades a partir das propostas e do planejamento da professora de referência da turma, adequando-as conforme as especificidades de cada criança.

Projeto: Escuta ativa

Este projeto teve como objetivo, oportunizar as crianças vivências de propostas que nasceram da curiosidade e de suas pesquisas junto ao meio em que ela está inserida. Entendemos a importância de se valorizar a voz deste indivíduo frente às ações a serem organizadas, sendo sensível ao seu protagonismo, suas interações com o outro e com o ambiente. Tendo esta escuta como base de cada relação de aprendizagem das crianças.

Os projetos obtiveram grande aceitação e participação das crianças e de toda a comunidade escolar, elas se envolveram nas propostas, realizaram contribuições a cerca dos assuntos, vimos o encantamento delas através de suas falas, de sentir-se parte de todos os processos e das atividades produzidas.

Passeio Estudo do Meio

Este projeto tem como intuíto trabalhar com as crianças passeios relacionados aos projetos trbaalhados em sala e também o fortalecimento de vinculo com seus pares e seus familiares. As crianças aproveitam todo o espaço do local visitado, coletam elementos e depois finalizam com uma conversa. Todas as salas de nossa unidade participam dos passeios e a equipe pedagógica realiza pesquisas de ambientes apropriados para cada faixa etária, no AGI convidamos as famílias para participarem desta proposta também e a vivencia foi muito significativa.

Pedreira do Chapadão – Campinas, São Paulo.

Lagoa Taquaral – Campinas, São Paulo.

Parque do Mirim – Indaiatuba, São Paulo.

Leitura

Acreditamos na importância da leitura para a educação infantil e para a formação das crianças. Quando a criança ouve uma história, ela imagina e desenvolve sua capacidade de criação. A hora da leitura em nossa unidade é um momento de lazer e divertimento, mas também é uma ferramenta importante, onde a criança desenvolve seu sentido ético, de estética e de formação.

Reunião de Pais / Mostra Cultural e Oficina de Artes

Reunião de Pais: é uma ferramenta potentente de interação da escola com as famílias, nesta proposta aproximamos as famílias das práticas pedagógicas e frisamos com eles à importância do acompanhamento escolar de seus filhos.

Mostra Cultural: cuja proposta foi oferecer aos pais, um momento de contato com o que foi trabalhado com seus filhos durante todo e também oportunizamos as crianças um momento de apreciação do que elas produziram durante, nesta ocasião as crianças sinalizaram ou até mesmo relataram aos pais o que havia sido feito e a interação foi ainda mais efetiva. Nesta exposição, propiciamos espaços diversificados em que os pais e convidados puderam conhecer como a Educação Infantil é valiosa para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade, na qual projetos significativos foram pensados e organizados tendo em vista os seus interesses e necessidades. As famílias puderam ter contato com produções ricas em detalhes percebendo o desenvolvimento da criança.

Festa da Família

Foi um ano de muita criação e interação da escola com as famílias e a famílias com a escola. Organizamos eventos que contaram com a participação da comunidade escolar, como: festa da família, Expo Nave e Festa de encerramento e tivemos uma devolutiva siginificativa a cerca do que elas vivenciaram em cada proposta organizada.

Relato da Família

Olá Equipe, Sou o Vilson Jesus de Oliveira, pai do Kauan Rafael Araujo de Oliveira.
Eu agradeço a Deus, pela a oportunidade do Kauan ter estudado nesta escola, durante todo este tempo. Ele construiu laços significativos e integrou-se aos amigos. Fico muito grato, a todos que se dedicaram ao desenvolvimento de meu filho, foi um aprendizado muito bom. Obrigado porteiros, cozinheiras, faxineiras, monitoras, professoras e toda a direção da escola pelos trabalhos realizados, as festas de confraternização em família e os passeios com as crianças. Desejo que continuem com este trabalho, tão significativo, para nossas crianças e comunidade.

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 4062-9874
Email: chance@chance.org.br
R NELSON HOSSRI0, 229 | SALA 02 E 03
Conj. Habitacional Vila Reggio - 13067-640
Campinas - SP - 13067-640

Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação 

© CHANCE Internacional – All Rights Reserved 2020

plugins premium WordPress