LOGO-top-menu-MENOR

Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

CEI Bem Querer Rubem Alves

A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
Loris Malaguzzi

Características da Região

O CEI Rubem Alves, foi inaugurado no dia 29 de abril de 2015, situada na Av: Paulo Provenza Sobrinho 75, no bairro Campos Elíseos, atendendo atualmente 247 crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses. Localizado ao lado do Centro de Saúde Pedro Aquino. O Jardim Campos Elíseos é um bairro de periferia da região sudoeste de Campinas, porém está sob a supervisão do setor NAED Núcleo de Ação Educativa Descentralizada -Noroeste, localizado a 5 km do centro, tendo como bairros circunvizinhos; o Campos Elíseos,  Jardim Novo Campos Elíseos,  Jardim Santa Lúcia,  Vila Rica,  Jardim Londres, Vila Pompéia e outros. De acordo com o relato do Sr. Valdomiro dos Santo Mendonça, 67 anos, um dos moradores pioneiros desta região, desde 1974, trás com ele a remota lembrança do dia em que veio residir neste bairro.

Com a chegada da infraestrutura, o bairro foi transformando-se em novo cenário, onde foram surgindo pequenos armazéns – casas de comércios, onde os moradores compravam através de cadernetas e pagavam mensalmente. Como o bairro não contava com área de lazer, alguns moradores utilizavam uma área desocupada para a prática de futebol, entre outras brincadeiras o que tornou esta área denominada como Campo do Jardim Campos Elíseos, onde atualmente se encontra o “CEI Bem Querer Rubem Alves”- Centro de Educação Infantil, fundado em 28 de Abril de 2015.

Quem Somos

O CEI Rubem Alves é inspirado na Abordagem de Reggio Emilia criada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na cidade Reggio Emilia na Itália. Dentro desta abordagem podemos descrever sucintamente que somos uma escola de crianças, na qual o potencial intelectual, emocional, social e moral da criança é cuidadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença das crianças em projetos envolventes, de longa duração, realizados em um contexto belo, saudável e pleno ne amor.

A abordagem Reggio Emilia combina princípios como protagonismo infantil, pedagogia da escuta, pensamento crítico, arte e documentação, sendo parte de um pensamento que os adultos têm uma atividade prioritária: escutar e reconhecer as múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser observada e atendida cada uma na sua individualidade. As crianças são inspiradas por seu próprio interesse em conhecer e aprender, dotados por uma compreensão individual sobre como construir a aprendizagem por conta própria, tendo os professores como mediadores. Elas são tratadas como colaboradoras ativas da educação, e não como observadoras passivas

Parte do princípio de que todas as crianças tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade.

Nossa proposta consiste em reconhecer e se conectar com a realidade da criança, com suas vivências e experiências. Essa escuta sensível e afetuosa, abre espaço  promovendo o protagonismo. Assim, possibilitamos que ela tenha voz e crie condições para se expressar espontaneamente.

Nossa Escola

Entende-se como escola um espaço onde construímos relações, um espaço capaz de acolher a diversidade, formar, transformar vidas, promover potencialidades, refletir, ampliar, experienciar, um ambiente de proteção, garantia do desenvolvimento pleno, utilizando das sutilezas do cotidiano o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças.

Privilegiamos a ludicidade através de um ambiente educativo artístico, em que as diversas atividades, como pintura, pesquisa, música, histórias, entre outras, faziam da brincadeira uma importante aliada para a construção da aprendizagem significativa.

Equipe de Funcionários do Cei Rubem Alves

Equipe gestora

Ana Alvarez (Diretora Educacional) e Priscila Teodoro (Coordenadora Pedagógica)

Professoras

Aline, Creonice, Vera, Guilhermina e Edilaine

Agentes de Educação Infantil

Maria, Julia, Ana, Tatiene, Laís, Maria, Aparecida, Gilsandra, Helen, Rosimara e Ana Paula
Isabela, Claudia, Tatiane, Regina, Gislaine, Natalia, Luzia, Silvana, Lucimara, Maria e Soraya
Moisés e Natalino
Roberta (adm/secretaria)
Roberta (adm/secretaria)

Acolhimento

Para estabelecermos um vínculo afetivo entre família e escola, organizamos as práticas educacionais de forma gradual, intencional e planejada. Planejamos ações convenientes a individualidade familiar, oportunizamos diálogos com as famílias, sobretudo com as crianças.

Espaços, Ambientes, Intencionalidade Educativa

Os espaços pedagógicos são organizados intencionalmente, todos os objetos materiais, apetrechos permanecem ao alcance das crianças. O ambiente é materializado com o objetivo de promover interação, socialização, exploração, autonomia, curiosidade, formulação de hipóteses, sendo um local de convivência, pertencimento e conhecimento. Espaços que se dialogam entre si e se modificam de acordo com a necessidade dos grupos.

Escuta, Fala e Pensamento

Pensando em uma educação participativa onde a criança se faz protagonista de seu aprendizado, a escuta tem um papel permanente no planejamento das ações. Os projetos pedagógicos se tornam contextos investigativos estabelecendo modos pelos quais as crianças investigam, experienciam, descobrem, formulam hipóteses, sustentando suas pesquisas em registros fotográficos, grafismos, experiências, permitindo-lhes conhecimento sistêmico, reflexivo e sensível.

Projetos 2020

No decorrer do ano trabalhamos com 6 projetos fixos que se entrelaçam aos contextos investigativos dos agrupamentos. Ambos asseguram a construção de conhecimentos partindo das experiências cotidianas, desenvolvendo as inúmeras linguagens das crianças.

Projeto "Vivências"

A autoimagem é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que convivemos. 

Um ambiente farto em interações, acolhe as particularidades de cada indivíduo, promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui com a construção da unidade coletiva, favorecendo a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva de si. É no seu ambiente social, familiar que a criança experiência suas primeiras aprendizagens, se estendendo as instituições educacionais após seu ingresso, ou seja, a linguagem, o andar, o pensamento simbólico, se desenvolvendo integralmente.

Projeto "Construindo Saberes"

O ato de ler é fundamental para construção de conhecimentos e desenvolvimento da criança, com essa missão de contribuir com a leitura o CEI Rubem Alves tem a grande responsabilidade e desafio de exercer esse benefício à todas as crianças. Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Através da leitura, a criança desenvolve a imaginação, a criatividade, ajuda a compreender o mundo da oralidade e da escrita, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores. A literatura estimula a imaginação da criança fazendo com que a mesma crie suas próprias estórias ampliando seu conhecimento, o contato com o livro possibilita a ampliação do desenvolvimento da linguagem, cultural e cognitivo nas crianças, pois estabelece novos padrões de raciocínio abrindo novos espaços através dos quais as crianças possam se expressar exercitando a criatividade.

Projeto "Instrumentórias"

A criança e suas múltiplas linguagens são feitas de experiências e culturas obtidas no decorrer da história.

O meio social transmite sua cultura por agentes sociais, tais como, família, professores, amigos etc. A cultura é desenvolvida mediante valores, costumes, hábitos, falas, normas, etc. Na escola a criança passa a interagir com seus pares, seus conflitos e resoluções ocorrem quando há atuação efetiva dentro do espaço. Por este motivo o Projeto “Instrumentórias” vem para desenvolver na criança práticas sociais e morais, com o objetivo de desenvolver dons e talentos.

A sociabilidade é produzida no sujeito em todo o percurso na s ua vida. Relacionar-se com o outro é uma obrigatoriedade ininterrupta para o assimilação psíquico e físico, é o obstáculo de achar tranquilidade nas trocas de experiências, equilibrando as emoções, sucessivamente fortalecendo na construção de sujeitos dinâmicos.

Projeto "Memórias e sabores"

A autoimagem é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que convivemos. 

Um ambiente farto em interações, acolhe as particularidades de cada indivíduo, promove o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui com a construção da unidade coletiva, favorecendo a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva de si. É no seu ambiente social, familiar que a criança experiência suas primeiras aprendizagens, se estendendo as instituições educacionais após seu ingresso, ou seja, a linguagem, o andar, o pensamento simbólico, se desenvolvendo integralmente.

Projeto "O Carteiro Chegou"

O ato de ler é fundamental para construção de conhecimentos e desenvolvimento da criança, com essa missão de contribuir com a leitura o CEI Rubem Alves tem a grande responsabilidade e desafio de exercer esse benefício à todas as crianças. Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Através da leitura, a criança desenvolve a imaginação, a criatividade, ajuda a compreender o mundo da oralidade e da escrita, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores. A literatura estimula a imaginação da criança fazendo com que a mesma crie suas próprias estórias ampliando seu conhecimento, o contato com o livro possibilita a ampliação do desenvolvimento da linguagem, cultural e cognitivo nas crianças, pois estabelece novos padrões de raciocínio abrindo novos espaços através dos quais as crianças possam se expressar exercitando a criatividade.

Projeto "Brincar Futebol"

Dentre as diversas acepções, fica a definição de que o brinquedo é o suporte da brincadeira. Isso significa entender que a bola, objeto lúdico do futebol, é concebida como um brinquedo por grande parte das crianças.

Múltiplas Linguagens, Protagonismo e Mediação

No contexto investigativo a linguagem é um componente indispensável no trabalho com a interdisciplinaridade, elas se tornam recursos de investigação para que as crianças materializem ideias, teorias e planejem ações.

Entendemos que o resultado da pesquisa não se encontra no produto final, mas sim no modo como esse processo foi construído.

Os conhecimentos prévios, a bagagem histórica, o contexto cultural fortalece as experiências, potencializando a aprendizagem, garantindo um conhecimento significativo e pertinente.

Salas Multiseriadas e Interações

A educação infantil sendo a primeira etapa da educação básica, é de suma importância para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades da criança.

Promovemos desafios, experiências com o corpo, descobertas, momentos em que se relacionam e aprendam em grupo e individualmente.

É inquestionável a importância do brincar na Educação Infantil, sendo ela uma parte fundamental do desenvolvimento da criança, as brincadeiras tem um papel de destaque em nossas vivências.

Respeitamos a criança com um ser único capaz de desenvolver sua aprendizagem partindo das experiências que vivencia em suas relações com o meio e seus pares, deste modo brincar de diversas formas, com inúmeras possibilidades de investigação, em diferentes espaços e tempos, estimulará a construção de sua autonomia, afetividade, socialização, conhecimento, criatividade, imaginação, desenvolvimento cognitivo, emocional e social

Educação Especial

O trabalho da Educadora Especial percorre em pararelo a professora regente da sala multietária, adequando espaços, materialidades, proporcionando participação, integração e inclusão das crianças nas práticas educacionais. Potencializando e fortalecendo as interações das crianças no contexto escolar.

O professor de Educação Especial atua junto à equipe educacional da escola no acompanhamento dos processos pedagógicos que envolvem crianças que são público-alvo da Educação Especial.

Todos são responsáveis pelo processo pedagógico da unidade, a ação colaborativa entre os profissionais que atuam com as crianças Público alvo ou educação especial nas instituições fora do âmbito escolar, é estabelecida e se faz necessário para estreitar relações e pensamentos sempre fixados na criança.

Ações Intersetoriais

A articulação entre escola e os diferentes setores públicos, privados e comunidade, potencializam as práticas pedagógicas, contribuindo com a identificação de possíveis problemas com as diferentes áreas da vida da criança, assim com o desenvolvimento das múltiplas linguagens gerando autonomia, protagonismo e promoção plena.

Formações

As formações pedagógicas fortalecem o vínculo da equipe. Os encontros promovem trocas de experiências, compartilhamento de ideias, planejamento, replanejamento, avaliação, experiências que favorecem a construção de linguagem infantis e sucessivamente as vivências são conduzidas às crianças, proporcionando aprendizagens significativas.

Tema Gerador – “Quintal das Descobertas”

O projeto educacional nasce diante das manifestações das crianças, curiosidades, descobertas. Partindo das observações iniciamos diálogos em pequenos grupos, pontuamos necessidades, público alvo, objetivos gerais e específicos, de modo que o projeto promova o desenvolvimento das Múltiplas Linguagens e desenvolvimento pleno (social, moral, cognitivo, emocional, motor).

Provendo as Linguagens por meio do Brincar

O brincar é um momento de imaginação, de criatividade com algo inesperado, como: uma simples tampa de panela, uma peneira, concha, ou um pedaço de tecido que pode ser um brinquedo, onde proporcionará um momento de brincadeira  rico, prazeroso e significativo, muito mais que brinquedos prontos, e que as vezes não proporcionam vasta oportunidade de imaginação para criança e isso denominamos como brinquedos não estruturados.O brincar é uma ferramenta para a interatividade, é um momento onde todas as crianças se fazem presentes e se desenvolvem por completo, é nas relações com o outro que aprendemos.

O brinquedo não estruturado caracteriza-se por objetos que ao nosso olhar de adulto pode não parecer possíveis de se brincar, mas são aos olhos e imaginação da criança. Diversos materiais como: tecidos, cones, pneus, rolos de linha, caixa de papelão, tornam a brincadeira algo construído pela criança e pelo adulto (mediador), que deverá explorar e compartilhar toda essa produção pelos espaços da escola.

Jogos Heurísticos

O brincar Heurístico trata-se do brincar baseado na exploração e na curiosidade dos pequenos.
Como estratégias também de trabalho serão apresentadas as modalidades do brincar heurístico (cesto de tesouros, jogos heurísticos e bandeja de experimentação).

Mesa de Luz

A mesa de luz é um recurso educativo que pertence ao abordagem Reggio Emilia, uma pedagogia conhecida por proporcionar a criança como protagonista do aprendizado. Utilizamos como atividade complementar para instigar, desafiar e encorajar as crianças permitindo, assim, que a aprendizagem ocorra de forma prazerosa.

Projeto Sexta - Feira Diferente

Durante o ano temos 5 grandes eventos onde compartilhamos com as famílias, vivências, experiências cotidianas, oportunizamos práticas educacionais e o protagonismo das famílias nas festividades.

A interação das famílias com a escola promove confiança, fortalecimento nas relações, um importante acompanhamento do desenvolvimento da criança, um estímulo a ambos segmentos, principalmente um apoio e incentivo ao trabalho desenvolvido pela instituição.

Relacionamento Escola/Família Chá com poesia

Baseado nas experiências de Reggio, o relacionamento escola/família é uma jornada que se constroem juntos onde pais e educadores visam os valores e os modos de educar na sociedade contemporânea, dentro e fora da escola.

Festa do Milho

Privilegiamos a ludicidade através de um ambiente educativo artístico, em que as diversas atividades, como pintura, pesquisa, música, histórias, entre outras, faziam da brincadeira uma importante aliada para a construção da aprendizagem significativa.

Festa da pipa

Por meio das oficinas construtivas e brincadeiras ofertamos interação entre criança – adulto, criança – criança e adulto – criança.

Semana das crianças

Loris Malaguzzi nos apresenta as Cem Linguagens da criança, tendo-a como protagonista de seu desenvolvimento. As Múltiplas Linguagens é um processo de reconhecimento de aprendizagem e desenvolvimento integral da criança, na qual cria e recria, usa imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.

Proporcionamos momentos de imaginação,  criatividade prazerosos e significativos favorecendo as Múltiplas Linguages.

Exponave

A Exponave é o momento de compartilhar nosso olhar,  nossas intenções, propostas e reflexões para ampliar um diálogo que considera a criança, desde o seu nascimento, como sujeitos de cultura, história e direitos.

Relato da Família

Relato Gislaine Roberta Santos Oliveira
Falar sobre essa equipe é falar sobre família.
Há 5 anos (desde a inauguração) confio a eles o meu maior tesouro, minha filha Isabelly e em seguida minha outra filha Gabrielly.
Uma escola que acolhe as crianças com muito amor e carinho, sem nenhuma diferença ou discriminação.
Que cuida e educa nos princípios de Reggio Emilia, onde as crianças são as próprias protagonistas e aprendem brincando.
É lá que deixo minhas filhas todos os dias, meu ser mais precioso e depósito neles toda minha confiança e segurança, sem nenhuma dúvida.
Elas amam esta escola e falam com emoção de todas as atividades realizadas, e contam as horas para voltar.
Obrigada equipe por todo cuidado e zelo com minhas filhas, e pelos profissionais atenciosos e gentis.
Nós da Família Santos Oliveira, amamos esta escola que já faz parte da nossa família.

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 3326-2359
Email: chance@chance.org.br
Rua Elias Antônio Sayeg, 229
Pavimento Superior – Paniere, Sala 3
Campinas - SP - 13067-640

Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação 

© CHANCE Internacional – All Rights Reserved 2020

plugins premium WordPress