LOGO-top-menu-MENOR

Deus ouve o choro das crianças

Gen., 21:17

Nossa história

Um Moderno Centro de Educação Infantil que iniciou atendendo 321 crianças de quatro meses a cinco anos, na região do Distrito de Nova Aparecida, em Campinas.
A educadora que dá nome ao CEI e que faleceu aos 56 anos, foi enaltecida pela sua dedicação profissional.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na inauguração fez referências à importância do papel dos educadores na formação das pessoas e em especial à homenageada com o nome do Centro de Educação Infantil e também a qualidade das novas instalações. A obra do CEI Renata Ferramola é resultado de uma contrapartida com a MRV Engenharia, que na área onde está localizada a nova escola, construiu o Parque das Constelações – três empreendimentos, com um total de 520 apartamentos.

O Gestor de Obras da Regional Campinas da MRV, Fábio de Paula, no seu discurso, fez referências à satisfação dos colaboradores da empresa na construção da escola. “Estamos satisfeitos por entregar uma obra dessa natureza, que por muitos anos estará educando e formando gerações”, finalizou. A inauguração contou ainda com as presenças de diversas lideranças comunitárias e políticas, vereadores e profissionais ligados à educação.

Características socioeconômicas e culturais do entorno

O distrito de Nova Aparecida está localizado à Noroeste/Oeste à aproximadamente 10 km do centro de Campinas, o acesso pode ser feito pelas rodovias Anhanguera, Bandeirantes, D. Pedro I e também pela SP 101 conhecida como Campinas-Monte Mor. O centro do distrito é a Vila Padre Anchieta, um bairro popular criado pela COHAB no fim da década de 70.
O distrito possui uma infraestrutura completa que permite aos seus moradores e visitantes praticidade e comodidade, sem que seja necessário o deslocamento para outras regiões da cidade.
A unidade faz frente com um condomínio de prédios da MRV onde reside em torno de 520 famílias. Está situada também a 700 MT do complexo CDHU Campinas F. Os bairros em volta são: Vila Penteado, Padre Josimo, Vila Renascença, Vila Francisca e o Jardim Rosália.

A inauguração do CEI trouxe alegria e satisfação para as famílias que segundo relatos dos moradores da Vila Penteado que foram unânimes em dizer que necessitavam levar as crianças para outros bairros.
As imediações são consideradas áreas de alta vulnerabilidade, possuindo evasões e falta de órgãos que proporcione cultura e laser para as crianças.
Temos no bairro próximo da unidade dois supermercados, muito frequentados pelos moradores do CDHU.
Prezamos por uma parceria sólida com a comunidade local, sabemos que quanto mais potente for essa parceria entre crianças, escola e familiares, mais resultados alcançaremos enquanto instituição de educação infantil.

EQUIPE CEI BEM QUERER PROFª RENATA FERRAMOLA

EQUIPE GESTORA

Diretora Neliane e Coordenadora Anie

PROFESSORAS

Natália; Estela; Roseane; Rúbia; Marta; Débora

PROFESSORAS

Cidineia; Caroline; Mariele; Carolina; Sabrina; Larissa; Elaine
Lídia; Joice; Eliana; Leia; Miriam; Genivalda; Ana Paula; Liliane; Cristiane; Poliana; Débora
Tania; Ester; Andreia; Janaina; Kelly; Juliane
Rosália; Ana Lúcia; Cássia; Jessica; Vera; Marleide

COZINHA

Valdelice; Nilce; Helena; Ronilda

LIMPEZA

Cícera Susane; Marli; Juna

AUXILIARES ADMINISTRATIVO/SECRETARIA

Estevan
Ariane

PORTARIA

Paulo

Infraestrutura

A escola dispõe de espaços amplos, com uma arquitetura moderna, adaptados para atender todas as especifidades da educação infantil.

Juntos construindo uma história

No início das suas atividades em abril/2018 as paredes da unidade CEI Professora Renata Ferramola estavam limpas, com o passar dos dias elas ganharam significados. Foram tomados por cartazes, fotografias com registros e falas das crianças, materiais produzidos no coletivo e individual, pelos agrupamentos, educadores e familiares.

Espaços da escola

Investimos em uma organização pedagógica que respeitam  às experiências infantis, as especificidades e diversidades.  Temos um espaço rico em estímulos, agradável aos olhos  infantis, capaz de satisfazer todas as necessidades da infância.

 

Corredor sensorial

A estimulação sensorial é importante porque é através dos sentidos que as crianças conhecem o mundo tal e qual como é, adquirem ferramentas que mais tarde ajudarão nas competências como, a preparação para a aprendizagem da escrita, da matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade e na interação social.

Sons, Luzes e Imagens

Casa de boneca

Neste espaço as crianças brincam de faz de conta, desenvolvem o jogo simbólico, imita pessoas e situações. Com isso desenvolve o pensamento lúdico, a atenção e concentração. Ampliando e aprimorando o desenvolvimento cognitivo.

Interações e faz de conta
Lugar onde a imaginação acontece

Área externa

Nos espaços externos as crianças têm grandes encontros, com outras turmas e crianças maiores e menores, também encontram os brinquedos de: sobe, desce, escorrega, gangorra e casinha de Tarzan. Além dos brinquedos instalados nestes espaços as crianças têm autonomia para usarem da imaginação e levarem outros objetos, ou brinquedos que complementam os momentos das brincadeiras.

Brincando de escorrega com papelão. Na foto à direita, a brincadeira fez o tanque de areia virar cozinha
Brincando de gira-gira e desenvolvendo o equilíbrio e força
As brincadeiras livres proporcionam interação e diversão

Proposta pedagógica

A Proposta Pedagógico do CEI Bem Querer Professora Renata Ferramola busca atender as necessidades das crianças em suas especificidades, permitindo que as mesmas tenham garantido todo seu desenvolvimento nas áreas física, afetiva, cognitiva e social.

Devemos pensar na criança como um ser único e cheio de capacidades, que traz consigo conhecimentos prévios. As ações educativas devem levar em conta esses princípios, propondo intenções que agreguem valores que ofereçam para as crianças possibilidades de conhecimentos, de formação, de concepção de mundo, favorecendo e fazendo acontecer o processo de ensino e aprendizagem.

Pretende-se, portanto, a cada ano que a Proposta Pedagógica explicite, com clareza, os pressupostos que orientam a educação proposta pelo CEI, possibilitando a identificação de cada componente da equipe pedagógica com esses fundamentos e a sua participação na reflexão e realização dos Projetos e atividades. Cada membro da equipe educativa, cada criança e cada família é o representante efetivo desta proposta, compromissado com ações educativas conscientes e coerentes.

Vivências pedagógicas

As práticas de atividades pedagógicas na educação infantil são muito importantes. Através dos materiais oferecidos a criança desenvolve sua imaginação, sua capacidade criativa e inventiva. Criando condições favoráveis para sua evolução física, social, emotiva, cognitiva e motora. O que gera reflexos que os acompanharão por toda a vida.

Momentos artísticos

Nestes momentos as crianças sentem os materiais criam possibilidades e descobrem novidades sobre o eu e o mundo, por meio dos pinceis, tintas e texturas.

As crianças fazem obras de arte ao tocar o pincel
Criando e descobrindo as cores

Materiais não estruturados

Atividades proporcionadas com as crianças com diferentes tipos de objetos, formas e materiais que possibilita a criança aguçar sua criatividade.

Os materiais não estruturados é um meio de criar, inventar e evoluir
Possibilitando a criatividade e imaginação

Brincando com letras e números

O trabalho do letramento na escola acontece por meio da ludicidade, com: Letras moveis, rótulos, jogos e brincadeiras as crianças vão sendo gradativamente estimuladas e inseridas no mundo das letras e dos números.

Através das brincadeiras as letras se tornam palavras
Aprendendo letras e números de forma lúdica

Corpo e movimento

As crianças utilizam os espaços de forma espontânea e criativa, onde expressão com liberdade e autenticidade o seu potencial motor.

Percepções e sensações
Estabelecendo expressividade motora e sentido ao movimento do corpo

Projetos coletivos

O Projeto Horta tem como principal objetivo incentivar as crianças aos hábitos alimentares saudáveis, também proporcionar a oportunidade do contato com a natureza. As mesmas tem participação efetiva no projeto. Cuidando e até mesmo fazendo adubos naturais.

Plantamos hortaliças, pepino, abobrinha e até melão. Cada visita na horta é uma descoberta de algo que está nascendo e crescendo. No momento do plantio contamos também com a participação dos pais. As colheitas foram feitas pelas crianças, cada uma pode levar para a sua casa e degustar com a família um pouco do que foi plantado.

Plantar com amigos é sempre mais divertido
O momento mais esperado, levar as hortaliças para casa
Participação e satisfação das famílias

Alimentação saudável

O projeto alimentação saudável é desenvolvido continuamente na escola, pois é algo que consideramos importante para as crianças. As professoras entenderam que é necessário abordar a importância de desenvolver hábitos alimentares saldáveis, para que consequentemente esse conceito pudesse atingir e chegar aos núcleos familiares. As crianças tem acesso aos alimentos que são utilizados nas refeições e também aos que são cultivados na horta.

Uma alimentação saudável contribui com o desenvolvimento das crianças

Dia do diferente

Buscamos desenvolver com as crianças o respeito, amizade, cooperação, multiplicando sentimentos e emoções através do dia do diferente, onde as crianças são protagonistas mostrando o que aprenderam no trabalho coletivo entre agrupamentos.

Teatro, música, dança, brincadeiras e muito movimento

Ler em família faz bem

Esse projeto teve como objetivo principal resgatar a importância da leitura na vida das crianças e dos adultos.

O desenvolvimento deste trabalho aconteceu com as crianças levando em uma sacolinha personalizada um livro para “ler em família” aos finais de semana. Na segunda-feira eles faziam a socialização da leitura, contavam para os coleguinhas como foi esse momento em família.

No final do ano fizemos uma pesquisa para saber dos pais como foi para eles a participação no projeto. Os mesmos foram unânimes em dizer que se sentiram felizes em participar e que realmente com esses momentos de leitura em família resgataram valores importantes entre eles.

Levando os livros para leitura em família. Na foto à direita, o incentivo à leitura na escola

Pequenos escritores

As crianças do agrupamento III tiveram a oportunidade de escrever um livro.

As histórias dos livros de cada turma foram criadas coletivamente, em sala com a professora, depois cada criança fez sua ilustração individual.

Em parceria com a editora “Estante Mágica” os livros foram impressos. Tivemos uma noite de autógrafos e lançamento dos livros.

Noite de autógrafos

Inclusão

Enquanto a criança está sendo avaliada pelos especialistas nosso trabalho é buscar todas as formas possíveis para fazer com que a mesma, tenha o seu desenvolvimento garantido.

Quem acredita que pode fazer a diferença na vida de uma criança com deficiência, cria, inventa, dedica tempo, investe energia, planeja, replaneja, estuda e faz a diferença!

 

As brincadeiras sempre propiciam inclusão e socialização

Reunião de pais

As reuniões de pais na escola acontecem trimestralmente, os mesmos são presentes no dia a dia da escola. Nestas reuniões acontece a socialização do trabalho desenvolvido, os pais recebem para conhecimento e assinatura um relatório descritivo do desenvolvimento da criança. É um momento de integração, socialização e de tirarem as dúvidas em relação a criança, ao trabalho da escola e conhecerem o planejamento futuro, daquilo que pretende-se ser desenvolvido com as crianças.

Oficina da família

Durante o ano as famílias participam de alguns eventos na escola. Entre eles temos as oficinas, que são momentos de criação e elaboração de trabalhos acompanhado com as crianças. Entre essas oficinas já tivemos: criação de pipas, massa de modelar caseira, brinquedos com recicláveis e pintura de rosto.

Construção, pintura, recorte e diversão entre famílias

Estudo do meio

No desenvolvimento do trabalho propõe-se que as crianças tenham contato com materiais e temas diversos. Para complementar o projeto “Natureza” no ano de 2019 as crianças puderam fazer um passeio ao Zoológico da cidade de America. Foi um momento de descobertas e alegria para todos que puderam participar.

Passeio no zoológico de Americana com participação das famílias

Formação continuada dos profissionais da escola

Durante as formações semanais busca-se estudar os documentos da Secretaria Municipal da Educação de Campinas, cadernos temáticos e as Diretrizes, pois são documentos que utilizamos no dia a dia e temos que estar pautados nestas teorias. Trabalhamos com as docentes e Agentes Educacionais/monitora as habilidades de saber a tênue diferença entre brincar, ensinar e educar. Em contrapartida utilizamos meios de conhecimentos para elaborar comentários, perguntas, provocando desafios, onde podemos incentivar um trabalho eficaz em equipe e individualmente.

Trocas de conhecimentos, aprendizagens pedagógicas e recreativas

Exposição pedagógica

É um evento caracterizado como produto final de todos os projetos realizados durante o ano. Um espaço preparado pela equipe educativa, com muitas fotos, produções coletivas e individuais das crianças. As famílias são convidadas para apreciarem todo esse trabalho.

Participação das famílias nas exposições

Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores

Contato

Fone: +55 (19) 4062-9874
Email: chance@chance.org.br
R NELSON HOSSRI0, 229 | SALA 02 E 03
Conj. Habitacional Vila Reggio - 13067-640
Campinas - SP - 13067-640

Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação 

© CHANCE Internacional – All Rights Reserved 2020

plugins premium WordPress