Deus ouve o choro das crianças
Gen., 21:17
A região Norte de Campinas, na qual o CEI está situado, possui cerca de 198.500 habitantes, cuja distribuição é de alta vulnerabilidade. As famílias das crianças que frequentam a Nave Mãe Shalon, como é conhecida na região, vivem no Distrito de Nova Aparecida, onde estão distribuídos 36 bairros, segundo dados da Subprefeitura de Nova Aparecida (6,2% da população do município de Campinas). De acordo a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar de Campinas, em 2012 cerca de 40 mil famílias (157 mil pessoas) vivem em alta ou muito alta vulnerabilidade na cidade. Dessas pessoas, 30 mil vivem nos bairros do entorno da escola.
Em informações fornecidas pelo CRAS, essa população vulnerável vive numa área localizada no eixo entre a Rodovia Anhanguera e a ligação entre Campinas, Hortolândia e Sumaré (Jardim Rosália, Shalon I, II e III, Padre Josimo, Renascença e Chico Amaral) e no entorno da malha ferroviária com ramais em processo de reativação, localiza-se ainda próxima ao Complexo Penitenciário Ataliba Nogueira, em agrupamentos caracterizados por habitações edificadas ao longo dos córregos, expostas a riscos de desbarrancamentos e deslizamentos.
A CEI Nave Mãe Antônio Vieira de Oliveira está localizada na Rua: Geraldo Gonçalves Dias, 228- Pq. Residencial Shalon em Campinas no Estado de São Paulo CEP: 13067-104
Horário de Funcionamento: 07:00 às 18:00
A capacidade do CEI é para atender 307 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.
O CEI Antônio Vieira de Oliveira é uma unidade educacional que foi construída a partir de reivindicações da comunidade local no processo de orçamento participativo ocorrido em 2010-2011, para atender, principalmente, famílias que se instalaram nos Parques Shalon I e Shalon II , a partir de um processo de ocupação de terras. Fica localizado entre duas linhas férreas, atualmente utilizadas para o transporte de cargas, e, também, muito próximas da divisa com o município de Hortolândia e da Rodovia que liga Campinas à Monte Mor. O CEI Antônio Vieira de Oliveira tem 1,2 mil metros quadrados de área construída. A escola possui espaços acessíveis, amplos e arejados: oito salas de aula; pátio, cozinha, refeitórios, área externa para recreação com playground, casinha de boneca, quiosque e banheiros para as crianças. Também faz parte da infraestrutura uma sala para a secretaria, uma para a direção e outra para a coordenação e banheiros para os adultos.
Centro de Educação Infantil empresta o nome de Antônio Vieira de Oliveira, que foi líder do bairro Parque Shalon durante 14 anos. Em 1995, juntamente com 300 famílias sem-teto, que ocupou uma área da fazenda Santa Bárbara, que posteriormente foi legalizada.
O homenageado foi decisivo na conquista do CEI, com a mobilização da comunidade no pedido da demanda para atender as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses do bairro e com a participação no Orçamento Participativo (OP), que viabilizou a construção da escola. Antonio Vieira de Oliveira nasceu em Quixeramobim, no Ceará, em 16 de agosto de 1960 e morreu em Campinas em 3 de fevereiro de 2009.
O Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Vieira de Oliveira, localizado no Parque Shalon, foi inaugurado na manhã da quarta-feira, dia 10 de agosto de 2011 pelo, então, prefeito Hélio de Oliveira Santos e o secretário de Educação, Márcio Rogério Silveira de Andrade.
Integrante da Associação de Moradores: Roseli Tomas Torres moradora desde 2002, nos informou de como a escola CEI Antônio Vieira de Oliveira tem mudado e ajudado a comunidade do bairro. A melhoria que mais impactou a comunidade segundo moradores foi a chegada do asfalto, a construção da escola e no ano passado, 2019 e a entrega das escrituras dos terrenos para os moradores, realizada pelo Prefeito do Município de Campinas Sr. Jonas Donizette. Visto que grande maioria de famílias não tinham legalidade documentada de seus lotes.
● Posto de Saúde Santa Bárbara – Dentista e Vacinação
Com esta parceria é possível promover a educação e a saúde bucal das crianças, criando hábitos saudáveis através do uso de materiais lúdicos e educativos.
Acreditamos que a escola é o ambiente ideal para que as crianças criem e cultivem bons hábitos alimentares e de higiene bucal, pois é neste ambiente que passam grande parte de seus dias e com certeza serão estes os hábitos que as acompanharão por toda vida.
Com a visita do dentista as crianças passam por uma avaliação e recebem escova e creme dental. Dentista e escola se unem para desempenhar um papel significativo que é a conscientização através de um trabalho lúdico.
Contamos também com a presença da enfermeira do Posto de Saúde para campanhas de vacinação.
Somos gratos pela parceria com o Posto de Saúde da comunidade, temos um compromisso de suma importância, o nosso: educar para a vida, o posto de saúde: ajudar a manter nossos alunos com saúde.
● Banda de música da Polícia Militar:
As apresentações têm o objetivo de levar o encantamento da melodia dos instrumentos às nossas crianças, em resgatar o civismo e patriotismo, bem como promover uma maior interação entre a PM e a comunidade. Esta visita sempre ocorre no mês de setembro devido a solenidade do 7 “ Dia da Independência do Brasil”.
● SANASA
O programa “Minha Escola na Sanasa” tem como objetivo de maneira lúdica e interativa conscientizar as crianças de como evitar a proliferação do mosquito da dengue, o uso consciente da água e o descarte correto do lixo.
A escola tem o compromisso durante todo o ano letivo de falar e abordar o assunto, com atividades, músicas, teatros e confecções com as crianças de maquetes e cartazes, alertando de forma educativa os riscos da dengue.
● Brigada de Incêndio – O curso de brigada de incêndio, visa fornecer informações teóricas e práticas, para formação de pessoas na prevenção e combate a incêndios.
● Equipamentos de Proteção Individual EPI: Esse treinamento permite conhecer os equipamentos de proteção individual e aprender com responsabilidade o uso correto dos mesmos.
● Curso de Primeiros Socorros: Esclarecer de forma sucinta sobre os primeiros atendimentos a serem realizados em situações de emergência, visando a manutenção da vida, até a chegada do socorro
A Formação Continuada dos profissionais é um espaço e um tempo para aquisição de conhecimentos, exposição de dúvidas, planejamentos de ações, estudos sobre a infância, sobre as referências teóricas que regem a educação infantil, leis nacionais e municipais, planejamento e elaboração de projetos, avaliação da prática educativa da unidade.
Estes estudos têm propiciado discussões sobre as diferentes concepções de criança, de infância e de educação infantil, contribuindo assim para o crescimento de toda equipe educacional.
“Todo profissional precisa ampliar continuadamente seu conhecimento referente a atividade que pratica, nestes encontros surgem sempre novas perspectivas que auxiliam a escuta, a troca na prática docente. Contribue para a autoavaliação, em tempo e circunstância para ajustes de ações se necessário, visando melhorar a capacidade de ensino da UE .
Tenho aprendido muito nestes momentos”.
Profª Leila
Explorar o espaço, desvendar e encontrar lugares secretos e curiosos, escalar, equilibrar, pendurar, balançar, subir, baixar, declinar, descer e pular são ações de movimentações corporais, e a criança tem a necessidade de espaço, tempo e planejamento para relacionar essas dimensões e estimular a qualidade do desenvolvimento motor e interação com o meio.
É importante que a organização do ambiente escolar favoreça a movimentação corporal, estimulando o saber cognitivo que determina situações de conhecimento, sendo assim, a escola favorece e contribui para todo este crescimento.
A ambientação da sala de aula é estudada e planejada pela professora e sua equipe, mas a sua construção é realizada com a participação das crianças de acordo com cada faixa etária. A ideia é de manter cantinhos, um espaço para exposição dos trabalhos e registros, armários para organizar materiais pedagógicos, e usar a criatividade em mapear o projeto da sala, valorizando um espaço de descobertas e aprendizagens.
O pátio escolar é um espaço essencial para o desenvolvimento infantil, é um ambiente de aprendizagem, é a extensão da sala de aula que proporciona às crianças construções de interações sociais, de encontros com outros agrupamentos, é um espaço amplo e coberto, onde as crianças brincam de motocas, elaboram circuito e gincanas, participam de brincadeiras tradicionais e exploram os cantinhos estruturados como: Ateliê (artes), Musicalização (música, instrumento e microfone) e o Palco (teatro, dramatização e fantasias).
Aproveitamos cada espaço do nosso ambiente escolar, planejamos e organizamos o espaço com muita criatividade e diversão.
Promover o banho coletivo no chuveirão do parquinho é uma das atividades mais esperadas em dias de muito sol e calor. É um ambiente atrativo e divertido, um espaço em que as crianças desfrutam de momentos prazerosos de socialização e aprendem sobre o corpo e higiene.
Parque: A hora do parquinho é o momento mais querido e esperado do dia para as crianças, toda essa felicidade é simplesmente um reflexo de ser um tempo livre onde eles podem brincar, socializar e explorar. As crianças aprendem a importância de dividir o espaço e os brinquedos, a respeitar a vez do colega e esperar o seu tempo para brincar. Com isso, elas desenvolvem a noção do direito de cada um e aprendem a respeitar os limites e o espaço do outro. Este espaço possui escorregador, balanços, balanço adaptado (Ed.Especial), casinha do Tarzan, gangorras e gira gira, entre outros.
Parque Bebês: É um espaço exclusivo para o agrupamento I, com brinquedos menores como: escorrega, gira – gira, cavalinhos e balanços.
Quiosque: É uma área coberta, com pia e um forno a lenha, arejado, com plantas, usado para contos, teatro, roda da conversa, roda da música e preparo de culinárias.
É uma importante ferramenta na educação infantil, pois é um espaço para criatividade e relaxamento, que contribui também no processo de adaptação. As brincadeiras neste ambiente permitem que as crianças entendam mais sobre si e o convívio coletivo, por se tratar de uma área pequena, eles aprendem a respeitar o espaço um do outro. É um local onde podem, de forma prazerosa, criar castelos e outras construções, brincar de caça ao tesouro e enfim dar asas a imaginação.
As crianças colocam em prática sua imaginação, criatividade e vivências do seu cotidiano, recriam cenas e situações, apresentam diálogo entre pares e narrativas, tomam decisões e assumem responsabilidades através dos vários personagens. É um espaço criado e ambientalizado que contém um pequeno quarto, sala, cozinha e varanda, com mobílias adaptados para as crianças
O refeitório é um ambiente de convívio e aprendizagem onde as crianças recebem uma alimentação saudável e equilibrada, com cardápios elaborados por nutricionistas. Nesse espaço trabalhamos a reeducação alimentar, concientização do desperdício e a autonomia com o auto servimento, valorizando as escolhas e o prazer pela boa alimentação.
O papel da escola é estimular o prazer por se alimentar bem, incentivar o hábito de consumir alimentos como frutas, legumes e verduras, descobrindo sabores, cores e benefícios nutricionais.
O atendimento na Educação Especial deve priorizar a possibilidade de romper barreiras para alunos com necessidades, oportunizando assim uma aprendizagem significativa.
Temos por objetivo assegurar a inclusão de todos os alunos em projetos oferecidos pela escola, favorecendo o desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades necessárias ao pleno exercício da cidadania, realizando estratégias para o acompanhamento das crianças possibilitando o apoio a educação inclusiva.
O projeto é um recurso totalmente considerável para as ações pedagógicas. É uma metodologia de trabalho destinada a dar vida aos conteúdos, tornando-os mais significativos, atraentes, dinâmicos, planejados e contextualizados. Através do trabalho com projetos concretizamos e damos formas aos sonhos, objetivos e metas, pois reúne propostas de ação concreta, define e organiza as atividades educacionais dentro do ensino e aprendizagem.
Quando entendemos que as crianças vivenciam e produzem cultura, que são seres ativos, as ações ganham sentido e vida, criam elo e ligação para novos saberes.
Criar e deixar criar é necessário quando falamos de educação infantil, pois a criança é um campo fértil para criatividade e o educador é o interlocutor, promotor e organizador do processo de criação. Ensiná-los a aprender a ser, a conhecer, a fazer, a conviver é o sentido real deste planejamento, pois a criança é a razão de ser de qualquer projeto pedagógico e educacional.
Seguimos com os principais projetos Institucional.
O projeto Horta/Semear permite estimular hábitos alimentares mais saudáveis além de oportunizar vivências significativas através dos cuidados com a terra, plantio, cultivo, colheita e preservação do meio ambiente. Este projeto envolve toda a escola, pais e comunidade.
Objetivos Principais:
1 – Levar os alunos a vivência e o contato direto com o meio ambiente;
2 – Proporcionar um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem;
3 – Descobrir técnicas de manejo do solo, plantio e cuidado com as plantas;
4 – Conhecer diversos tipos de cheiros, sabores e
Como parte integrante do projeto, o passeio ao bosque dos Jequitibás em Campinas foi realizado com o objetivo de observar as aves e os animais. Um lugar mágico para as crianças.
Objetivos Principais:
1 – Estimular a percepção dos sons com os cânticos das aves;
2 – Incentivar a autonomia;
3 – Valorizar a preservação da natureza;
“Eu amei ver os animais, as aves e seus sons” diz aluno do agrupamento III
Sexta-Feira Diferente vem contribuir para a interação entre todos os agrupamentos, explorando vários temas e vivências artísticas. Nesse projeto consideramos a socialização que é fundamental na educação infantil, pois é nesta etapa que ocorrem os contatos, as interações, os aprendizados e os primeiros conjuntos de ideias, normas e valores.
Objetivos:
1 – Facilitar a adaptação da criança na escola;
2 – Despertar o interesse da criança pelo dia a dia na escola,
3 – Facilitar seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e
A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, favorecendo a compreensão de mundo, ampliação do vocabulário, desenvolvimento da oralidade, habilidades de comunicação e o despertar da criatividade.
Os livros convidam as crianças a um mergulho em mundos, raças e culturas diversas, levando ao respeito pela diversidade.
Pensar em livros é pensar em portas abertas para o universo.
Reunião de Pais: é um importante instrumento de aproximação entre a família/criança e escola.
Mostra Cultural: apresentamos uma exposição dos registros das vivências e projetos realizados.
Oficina de Artes: as oficinas promovem a interação entre a família e a escola, cultivando a aproximação, o convívio, a relação e o diálogo mais vivos e próximos.
A família é nossa parceira na educação, consideramos importante trazê-la para dentro da escola. Alguns momentos propícios para isso são as festas temáticas realizadas no decorrer do ano letivo. Esses encontros contribuem para selarmos nossa parceria.
Chá com a Família, Festa Caipira, Festa de Encerramento e Almoço de Natal, onde todas as famílias são convidadas a participarem e se encantarem com as apresentações de danças e teatros realizadas pelas crianças.
Organizar as festas na escola significa oportunizar e fortalecer vínculos.
Ajude a proporcionar às crianças uma educação de qualidade e segurança de princípios e valores
Hospedagem e Desenvolvimento Bara Comunicação
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