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Deus ouve o choro das crianças

A educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa dos direitos de todas as crianças estarem juntas, participando sem discriminação. É com esse propósito que o CEI Profº. Jose Aristodemo Pinotte vem trabalhando dentro do projeto “O Mundo que Queremos”, realizando diversas ações para integrar e incluir as crianças com deficiência, eliminando a discriminação e atendendo aos princípios do direito à diferença da acessibilidade. Possibilitando uma efetiva participação e desenvolvendo capacidades de todas as crianças, ocorrendo assim sua inserção social.

Profª. De Educação Especial
Anie Ap. L.C.Silva

Profa. Anie Lima Coutinho Silva, implantou o programa de Educação Especial no CEI Vila Réggio, tem especialização em Educação Infantil pelo Instituto Federal, em Campinas, onde cursa pós graduação em Inserção Social. Depois de um excelente trabalho como professora no CEI Vila Réggio, Anie foi promovida a Coordenadora Pedagógica no CEI MRV, no Parque das Constelações.

Professora Priscila Cristina Camargo criou o Espaço Ambiente Para a Educação Inclusiva, na Nave Mãe Prof. José Aristodemo Pinotti, na Vila Réggio.
Graduada em Pedagogia, com especialização em Educação Especial e Pós Graduação em Educação Inclusiva, Priscila iniciou sua carreira profissional na CHANCE Internacional como Agente de Educação – (Aux. de Classe) e, depois de um brilhante trabalho como Professora, conquistou a sua posição de Coordenadora Pedagógica, atuando na Nave Mãe Profa. Elenice Aparecida de Morais Ferrari, na comunidade do Jardim Bassolli.

Segundo Salamanca “[…] toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas […]” (p.2, 1994)

De acordo com a LDB/96, no artigo 58, a oferta de educação especial tem início na educação infantil, e esta educação deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino (Brasil, 1996). A educação infantil deve considerar a educação para a diversidade em seus contextos, incorporando e abrangendo em sua história atual a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais.

A educação infantil deve ser acessível a todas as crianças sem discriminação, deve se valorizar elementos da cultura a qual enriquece o seu desenvolvimento e a sua inserção na sociedade, as propostas contidas no currículo deve cumprir um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação com o meio e com o outro.

A inclusão escolar é um grande processo de aprendizado para que as crianças convivam, conheçam e se envolvam naturalmente com as diferenças. Cada uma com o seu olhar, conhecendo desde pequeno os valores de respeito, amizade e adquirindo o entendimento de que somos todos diferentemente iguais.

Diante disso os ambientes precisam ser modificados, para garantir uma educação de qualidade dentro da perspectiva da educação inclusiva, para se adaptarem as necessidades e características de cada criança.

Os espaços dentro da escola precisam possibilitar, e criar situações que possibilitem o envolvimento mútuo de criança com deficiência em interação com os pares.

Pensando na importância de modificar os ambientes, com o objetivo de possibilitar e trabalhar a característica de cada criança refletimos, sobre a importância, de desenvolver um projeto diferenciado e que norteasse uma parte do nosso trabalho.

O projeto Espaço Ambiente para Educação Inclusiva, tem por objetivo realizar um atendimento educacional especializado para crianças com deficiência, em interação com as demais crianças da instituição.

Sendo desenvolvido por meio de estratégias pedagógicas que favoreçam a construção de conhecimento pelas crianças, dentro de uma efetiva perspectiva de inclusão sócio- educativa.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com toda a equipe pedagógica com ênfase na inclusão, com o objetivo de realizar um trabalho diferenciado com as crianças em parceria com o professor referência da sala, com a proposta de incluir todas as crianças, e não somente as crianças público-alvo da Educação Especial.

O atendimento é realizado na casinha, no espaço externa da unidade por todos os educadores, com a proposta de proporcionar um ensino de qualidade que desenvolva nas crianças momento de socialização, interação e aprendizagem além do que já é proporcionado em sala, sendo oferecido no espaço: jogos simbólicos na mesa de luz, artes com material não estruturado, leitura e brinquedos adaptados para atender as necessidades de cada criança.

A Inclusão Educacional expressa o conceito da importância de uma sociedade inclusiva: aquela que não classifica, elege ou segrega indivíduos, mas que modifica seus ambientes, espaços, atitudes e estruturas adequadas para tornar a escola um ambiente acessível a todos, tornando o processo de inclusão presente no ambiente escolar e na vida das crianças, para que possamos aprender e vivenciá-la cada vez mais.

Acreditamos que as boas práticas pedagógicas sejam apropriadas a todos os alunos, inclusive àqueles com necessidades educacionais especiais. (…) em alguns momentos e contextos, esses alunos podem precisar de flexibilizações mais significativas ou de atendimentos mais específicos. Um currículo, que tenha como princípio a diferença deverá considerar todas essas situações e vivências. (SALAMANCA

Referências Bibliográficas

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192,

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